spot_img
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Sighnaghi: a Cidade do Amor na Geórgia

Depois de visitar ‘as capitais’ da Geórgia, o grupo de agentes de viagens portugueses convidado pela You Tour Operator foi conhecer Sighnaghi, a Cidade do Amor na Geórgia, com as suas ruas em pedra e casas em tijolo.

No caminho, a pouco mais de 100 quilómetros de Tbilisi, encontramos um marco histórico e religioso importante da Geórgia, o Mosteiro de Santa Nino em Bodbe, perto da cidade de Sighnaghi, na região de Kakheti.

Esta catedral do século IX é onde se encontra o túmulo e a Nascente de Santa Nino da Geórgia, e é considerada um local de peregrinação. Este monumento sagrado encontra-se posicionado numa encosta, tendo o seu jardim uma vista impressionante para a Cordilheira do Cáucaso.

Já Sighnaghi, conhecida como a Cidade do Amor, começou por ser um local de refúgio para a população da região aquando de invasões, o que é verificável na sua fortaleza do século XVIII e nos vestígios de muralhas que podem ser encontrados em diferentes pontos da cidade.

Ruas em pedra e casas em tijolo, algumas com varandas ornamentadas e outras com vistas impressionantes para as montanhas nevadas do Cáucaso, complementam os monumentos históricos e os ateliês de diferentes tipos de arte que povoam este pequeno município.

À semelhança de Las Vegas, esta Cidade do Amor também é conhecida por ser visitada para cerimónias de casamento fugazes, tendo um notário que funciona 24h e cujas certidões de casamento são válidas em todo o mundo.

Vinhos da Geórgia

Sighnaghi encontra-se na região de Kakheti, uma das regiões de vinhos da Geórgia, cuja prática vinícola tem pelo menos 8.000 anos. Esta região conta com castas específicas para criar o famoso vinho qvevri. Foi em Manavi que ficámos a conhecer o vinho, na adega Vellino.

Fomos inicialmente recebidos pelo cão Dobby, o animal de estimação da adega, que antecedeu a chegada de Beka, o proprietário, que nos recebeu e apresentou o processo através do qual faz os seus vinhos qvevri e as suas destilações, uma bebida ao estilo de aguardente denominada chacha. Nesta adega, que tem uma produção de cerca de 15.000 garrafas anuais, fazem-se refeições, provas de vinhos e de chachas, e visitas guiadas.

O PressTUR viajou a convite da You Tour Operator com a Turkish Airlines
Continua:
Conheça a ‘Noiva de Stepantsminda’ na Geórgia
Ver também:
Tbilisi e Mtskheta: um dia nas capitais da Geórgia
Istambul: o Grand Bazaar e o Bazaar das Especiarias
Istambul: da Hagia Sophia ao Grand Bazaar, com um cruzeiro no Bósforo pelo meio

Saiba mais sobre a Geórgia aqui.

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Últimas Notícias