spot_img
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Tbilisi e Mtskheta: um dia nas capitais da Geórgia

A You Tour Operator e a Turkish Airlines levaram um grupo de agentes de viagens portugueses a visitar a Geórgia, começando com uma escapadinha de um dia à antiga capital, Mtskheta, e à actual, Tbilisi.

Estas duas cidades são dois marcos turísticos a não perder numa visita à Geórgia. Nesta viagem, em que o PressTUR participou, o grupo teve um dia para conhecer as duas cidades e alguns dos seus marcos mais interessantes.

A escapadinha começa em Tbilisi, com uma visita à Igreja Metekhi, que foi erguida no século XIII, no topo de uma escarpa rochosa numa das margens do rio Cura. Destaca-se pela imponente estátua do rei Vakhtang Gorgasali, que convida a apreciar a vista sobre a zona histórica da cidade.

Descemos da zona da igreja e atravessamos o centro histórico, com as cúpulas em tijolo dos famosos banhos de enxofre e com as ruas ladeadas por casas de arquitectura tradicional. O grupo também teve oportunidade de ver a Torre do Relógio de Rezo Gabriadze e visitar o Bazaar Meiden.

Atravessamos então o rio Cura (Mtkvari) e, na outra margem, no topo de uma colina, observamos a Fortaleza de Narikala, que oferece uma perspectiva abrangente sobre a cidade. Para os mais aventureiros, pode ser apreciada numa pequena viagem de teleférico.

Seguimos depois para Mtskheta, a antiga capital do país, considerada uma cidade-museu. Na viagem de cerca de 30 minutos fazemos uma paragem no Mosteiro Jvari, que, além de ser um dos principais templos da Geórgia, oferece uma vista privilegiada sobre Mtskheta.

Mosteiro Jvari

É possível visitar a zona exterior do Mosteiro Jvari, bem como o seu interior. Nesta viagem, o grupo encontrou-se com um casal que celebrava o seu casamento neste templo.

Na antiga capital encontramos a principal igreja do país, a Catedral de Svetitskhoveli, que é possível visitar, tanto o seu pátio, como o interior. Esta Catedral, bem como o Mosteiro Jvari, integram o conjunto de edificações que constituem os “Monumentos Históricos de Mtskheta”, declarados Património Mundial pela UNESCO.

Enquanto caminhamos até à Catedral, apreciamos a cidade sem conseguir desviar a atenção das banquinhas de artesanato e souvenires, bem como as de petiscos locais, que vão desde pequenos copos de frutos vermelhos a gelados de diferentes sabores.

 

Na próxima etapa desta viagem vamos até Sighnaghi, considerada a Cidade do Amor.

O PressTUR viajou a convite da You Tour Operator com a Turkish Airlines

Continua:
Sighnaghi: a Cidade do Amor na Geórgia
Ver também:
Istambul: o Grand Bazaar e o Bazaar das Especiarias
Istambul: da Hagia Sophia ao Grand Bazaar, com um cruzeiro no Bósforo pelo meio

Saiba mais sobre a Geórgia aqui.

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Últimas Notícias