spot_img
- Publicidade -
- Publicidade -

Ecoboo: a “verdadeira experiência das Maldivas”… em português – Hugo Pedrosa, director

O Ecoboo é um novo hotel boutique de capital português nas Maldivas, focado na sustentabilidade desde a sua construção e apostado em garantir a “verdadeira experiência das Maldivas”, disse ao PressTUR o director-geral, Hugo Pedrosa.

O nome do hotel tem origem na junção de duas palavras: ecológico, por respeitar princípios ambientais, e bambu (bamboo em inglês), que foi o material mais utilizado na sua construção.

“Usámos cerca de 35 quilómetros de bambu na construção do hotel”, disse Hugo Pedrosa, que falava ao PressTUR num evento em Lisboa organizado pelo operador turístico Sonhando para agentes de viagens (clique para ler: Sonhando propõe as Maldivas idílicas “que sempre imaginaram”, mas com um toque “especial”).

O Ecoboo, que abriu no final de Julho, tem 26 quartos e encontra-se numa ilha local, em Thinadhoo, onde vivem cerca de 40 pessoas, “a 90 minutos de lancha rápida ou 25 minutos de hidroavião” do aeroporto de Malé.

“Todo o projecto é sustentável, desde a planificação ao dia-a-dia”, garante Hugo Pedrosa, indicando que o hotel faz dessalinização e filtragem de água do mar, recolhe água da chuva, utiliza águas residuais para rega e recicla desperdícios orgânicos com um processo de compostagem acelerado, que permite obter fertilizante para os jardins em 24h a 48h.

O hotel também tem painéis solares que permitem atingir um nível de auto-suficiência “na ordem dos 70% a 80%” e um equipamento para triturar resíduos não orgânicos – que disponibiliza para a população local – que permite reduzir a dimensão dos resíduos para transporte e reciclagem.

Além do bambu, a fibra de côco é outro dos materiais mais utilizados no Ecoboo, designadamente nos colchões das camas.

Uma das missões do hotel é proporcionar a “verdadeira experiência das Maldivas”, sublinhou o seu director-geral. Para isso, o Ecoboo propõe um programa de sete dias com experiências diárias, incluindo visitas a ilhas desertas e a bancos de areia, natação com tubarões, observação de golfinhos, snorkeling e pesca.

“O Pack Experience é chave na mão”, resumiu Hugo Pedrosa, especificando que inclui alojamento em regime de pensão completa, actividades diárias e transferes de e para o aeroporto.

Por estar numa ilha com habitantes e sendo as Maldivas um país muçulmano, o hotel não está autorizado a vender bebidas alcoólicas. Contudo, a partir de “Fevereiro ou Março” o Ecoboo terá uma embarcação ao largo da ilha que será um bar-restaurante flutuante, onde os clientes poderão chegar em cerca de cinco minutos de lancha e onde estará autorizada a venda de bebidas alcoólicas.

- Publicidade -
- Publicidade -