spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Conheça Sakartvelo, o ponto de paragem da Rota da Seda no Cáucaso

Sakartvelo, que significa o país dos Kartleli, povo da região central da Geórgia onde se encontra a capital de Tbilisi, foi e ainda é um dos principais pontos de passagem e de paragem dos intervenientes das rotas comerciais entre a Europa e a Ásia.

Entre estes dois continentes, os habitantes deste país, a Geórgia, além de “habitantes da região de Kartli”, podem considerar-se mais caucasianos do que propriamente europeus ou asiáticos. A região do Cáucaso onde se encontra a Geórgia é desde muito cedo na história da Humanidade um ponto de passagem e de paragem dos comerciantes e viajantes que percorriam a Rota da Seda.

Hoje em dia, esta posição importante no comércio entre a Europa e a Ásia continua muito presente, algo que é verificável no investimento que está a ser feito em infraestruturas e estradas, bem como na quantidade de camiões de carga que se encontram nas auto-estradas enquanto se viaja pelo país.

A Geórgia conta com cerca de 3,7 milhões de habitantes, com a área metropolitana da sua capital a concentrar 1,2 milhões de pessoas. Tbilisi, além de ter sido uma zona habitada desde o período paleolítico, é uma cidade com 15 séculos de história, sendo, desde o século XII, a capital deste país que foi unificado três séculos antes sob o estandarte da dinastia Bagrationi, que representou o país por várias gerações até ao século XIX.

No que diz respeito a linguagem, a língua oficial é o georgiano, que pode ser escrito com recurso ao alfabeto georgiano moderno, conhecido por Mkhedruli, utilizando o alfabeto mais antigo, o Asomtavruli, e ainda a sua variante que data do século XI, o Nuskhuri.

Para os viajantes que que dominam línguas como o inglês, o francês ou até o espanhol, é importante contar com um guia que fale a língua local, para ter uma viagem mais fluída e com a possbilidade de conhecer as nuances deste país.

Os georgianos são um povo com uma história secular no que diz respeito a receber hóspedes e visitantes devido à sua posição de ligação entre a Europa e a Ásia na Rota da Seda.

Entre as razões para visitar a Geórgia encontra-se a sua gastronomia rica, com os famosos kachapuris, os diferentes tipos de pão e o chashushuli, e os seus vinhos, que contam uma história com pelo menos 8.000 anos que pode ser saboreada com a certeza de que os métodos tradicionais da sua produção são fieis à original.

A capital, Tbilisi, é de visita obrigatória e serve como cartão de visita para um país em claro desenvolvimento, mas que não esquece a sua história. E se quiser recuar mais um pouco no tempo, faça 20 quilómetros até à antiga capital de Mtskheta, para conhecer o seu património histórico que integra a UNESCO, e depois mais 50 para poder passear na cidade escavada na rocha de Uplistsikhe, onde se encontram estruturas que datam do século I, e vestígios de presença humana desde o século II A.C..

No que diz respeito a Natureza, a Geórgia conta com zonas termais na região de Imereti, em Sairme, onde também é possível fazer zip line sobre os verdes e lustrosos vales da região, e em Tskaltubo, onde se pode saber mais sobre este resort implementado pela antiga União Soviética. Nesta região também se pode visitar o desfiladeiro de Okatse e a Gruta de Prometheus, enquanto que para visitar o impressionante desfiladeiro de Martvili é preciso ir um pouco mais longe, até à região de Samegrelo.

A Geórgia vai ser o país convidado na feira de turismo alemã ITB Berlin 2023.

O PressTUR viajou a convite da Embaixada da Geórgia em Portugal

Continue a ler sobre a Geórgia:
Conheça Sakartvelo, o ponto de paragem da Rota da Seda no Cáucaso
Tbilisi, uma capital moderna no centro do Cáucaso
Mtskheta: A Cidade Sagrada da Geórgia e os seus monumentos UNESCO
Uplistsikhe e Vani: Vestígios de uma era pagã na Geórgia
A Natureza na Geórgia: Desfiladeiros, cavernas e zip line antes de relaxar no Spa
Conheça a gastronomia única da Geórgia
Vinho na Geórgia: uma história com pelo menos 8.000 anos

- Publicidade -
- Publicidade -spot_img