spot_img
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Conheça a gastronomia única da Geórgia

A gastronomia da Geórgia é um cartão de visita deste país, que foi ponto de encontro para diferentes povos que percorriam a Rota da Seda, e onde as refeições são momentos para desfrutar em família e com os amigos.

Uma refeição na Geórgia, de acordo com a minha experiência em restaurantes e casas de locais, inclui uma mesa rica, cheia, e com diferentes tipos de iguarias, desde entradas à base de vegetais a um guisado bem condimentado, passando pelos imperdíveis khachapuris.

Neste país, à semelhança de Portugal, a forma como os pratos são confeccionados varia consoante as diferentes regiões do país. Exemplo disso é a diferença entre os khachapuri da região de Imereti, uma espécie de pão de queijo que se assemelha a uma pizza, e os adjarian khachapuri, que são o icónico barco com queijo, ovo e manteiga.

Se encontrar algo que se assemelha a dumplings na sua mesa georgiana chame-lhes khinkalis, um tipo de finger food com carne e especiarias, e aqueles patés coloridos são os pkhali, feitos à base de vegetais como beterraba, cenoura e espinafre, para serem saboreados com os diferentes tipos de pão da Geórgia.

Os pratos principais, se é que se pode destacar desta forma numa mesa tão completa, podem ser as espetadas mtsvadi, com a sua carne de vaca ou cordeiro, condimentada e cozinhada sobre o fogo, ou os chashashuli, uma espécie de guisado bem condimentado com molho de tomate.

Há também os lobiani, com pão estaladiço por fora e um recheio condimentado à base de feijão, e o típico queijo sulguni, que também é servido desfiado e fumado.

No que diz respeito a doces, sobressaem as churchkhelas porque têm a particularidade de serem facimente confundidas com enchidos, mas que acabam por ser uma espécie de caramelo feito à base de sumo de uva concentrado e frutos secos.

Restaurante 10 Zubalashvili Street, em Tbilisi:

Ethnographer, jantar com espectáculo de danças tradicionais:

Restaurante Kera, em Mtskheta:

Mtserlebi Resort:

Gaioz Sopromadze Wine Cellar:

New Sairme:

Oda Winery:

Chateau Chikovani:

O PressTUR viajou a convite da Embaixada da Geórgia em Portugal

Continue a ler sobre a Geórgia:
Conheça Sakartvelo, o ponto de paragem da Rota da Seda no Cáucaso
Tbilisi, uma capital moderna no centro do Cáucaso
Mtskheta: A Cidade Sagrada da Geórgia e os seus monumentos UNESCO
Uplistsikhe e Vani: Vestígios de uma era pagã na Geórgia
A Natureza na Geórgia: Desfiladeiros, cavernas e zip line antes de relaxar no Spa
Conheça a gastronomia única da Geórgia
Vinho na Geórgia: uma história com pelo menos 8.000 anos

- Publicidade -
- Publicidade -spot_img