spot_img
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Iberia chega a acordo com sindicatos para criar empresa de handling

A companhia aérea Iberia anunciou que chegou a acordo com os sindicatos de forma a criar uma empresa de handling sustentável que garanta condições de trabalho aos seus trabalhadores.

Esta nova empresa vai ser 100% detida pela IAG, com maioria da Iberia, e os actuais trabalhadores de handling, que prestam serviço em todos os aeroportos espanhóis, vão ter oportunidade de ser integrados na mesma, mantendo condições de trabalho e direitos, incluiundo sistemas de progressão de carreira e de senioridade.

A empresa vai prestar assistência em terra às companhias do grupo IAG e a terceiras, que estejam de passagem nos aeroportos em questão. Este modelo vai permite à empresa alcançar um volume de negóicos que permita manter preços de mercado e receitas sustentáveis, com a possibilidade de crescimento em Espanha e internacionalmente.

Esta situação com os trabalhadores de handling tem-se arrastado nas últimas semanas, levando ao cancelamento de voos devido a uma greve dos trabalhadores. Veja:
Trabalhadores de handling da Iberia estarão em greve de 5 a 8 de Janeiro
Iberia cancela 444 voos devido a greve dos trabalhadores de handling
Maioria dos clientes da Iberia afectados pela greve foi recolocada noutros voos

A Iberia também aceita a reivindicação dos trabalhadores e oferece medidas para desvinculação voluntária, ligeiramente melhores que as de um Acordo Sectorial, para um máximo de 1.727 trabalhadores empregados até 31 de Dezembro de 2026, através de saídas com incentivo e reformas voluntárias antecipadas.

Actualmente, a Iberia tem cerca de 8.000 profissionais a trabalhar em handling.

A companhia também promete renovar o staff de handling e não reduzi-lo, indicando em comunicado que os trabalhadores que saírem voluntariamente com as medidas de desvinculação acordadas com os sindicados vão ser substituídos.

Também vai criar um centro de formação para profissionais de handling em La Muñoza, perto do aeroporto de Madrid-Barajas.

Saiba mais sobre a Iberia aqui.

Veja também: IAG encomenda sete aviões de longo curso para British Airways e Iberia

- Publicidade-
- Publicidade -spot_img