As actividades em contacto com a Natureza na Geórgia são diversas, desde visitas aos desfiladeiros de Okatse e Martvili e à Caverna de Prometeus, a uma empolgante viagem de 800 metros de zip line sobre a floresta, terminando num banho termal.
A Prometheus Cave é uma caverna que consiste num conjunto de túneis e impressionantes galerias, estrategicamente iluminadas, e cuja experiência termina com um passeio de barco até ao exterior.
Esta caverna faz parte de um complexto subterrâneo com um rio, tendo sido popularizada nos anos 80 como atracção turística. Com a queda da União Soviética, a caverna acabou por ser abandonada. Em 2011, por iniciativa do presidente Mikheil Saakashvili, que sugeriu o nome Prometheus Cave (Caverna de Prometeus), este monumento natural voltou a ser visitado por turistas.
O nome Prometheus Cave vai buscar inspiração à mitologia grega, particularmente à história de Prometeus, que roubou o fogo aos deuses para o entregar à Humanidade, para seu benefício. O seu castigo foi ser acorrentado a uma rocha, supostamente perto desta região, para o seu fígado ser comido por uma águia durante o dia e regenerar durante a noite.
O Desfiladeiro de Okatse, por sua vez, é um monumento natural resultado da erosão do rio homónimo, e pode chegar a ter 100 metros de profundidade e uma largura entre os 3 e os 20 metros. Os visitantes têm a oportunidade de fazer uma caminhada pela Natureza até ao monumento e depois caminhar nas passadeiras que acompanham as margens do desfiladeiro.
Um dos pontos de atracção principais, além da flora que cobre as margens rochosas, é a plataforma que se eleva sobre uma das zonas mais altas do desfiladeiro.
O Desfiladeiro de Martvili, à semelhança do anterior, é resultado da erosão de um rio, neste caso o Abasha, e é possível visitá-lo de barco ou através de um passeio intercalado com miradouros com vistas impressionantes.
E para acrescentar “emocionante” a uma vista impressionante, as zip lines de Sairme estão disponíveis para uma actividade de aventura sobre a floresta antes de um período de relaxamento nesta zona termal.
A zona termal de Sairme dispõe de águas ricas em bicarbonato de cálcio, que oferecem uma série de benefícios terapêuticos. É possível comprar água engarrafada, ou ir a um dos centros e experimentar um copo desta água mineral.
Também é possível aceder ao completo Spa, que conta com uma série de salas para diferentes tipos de tratamentos, piscina aquecida, sauna, banho turco, uma sala de sal, e um conjunto de banheiras de hidromassagem, entre outras mais valias.
Ainda na região de Imereti, é possível viajar até Tskaltubo (Tsqaltubo), e saber um pouco mais sobre este Spa e centro de balneários do tempo da União Soviética, através da sua arquitectura e, particularmente, da nascente número 6, que foi construída especialmente para Joseph Stalin.
O PressTUR viajou a convite da Embaixada da Geórgia em Portugal
Continue a ler sobre a Geórgia:
Conheça Sakartvelo, o ponto de paragem da Rota da Seda no Cáucaso
Tbilisi, uma capital moderna no centro do Cáucaso
Mtskheta: A Cidade Sagrada da Geórgia e os seus monumentos UNESCO
Uplistsikhe e Vani: Vestígios de uma era pagã na Geórgia
A Natureza na Geórgia: Desfiladeiros, cavernas e zip line antes de relaxar no Spa
Conheça a gastronomia única da Geórgia
Vinho na Geórgia: uma história com pelo menos 8.000 anos