As vendas de voos regulares pelas agências de viagens IATA portuguesas ‘dispararam’ 15% no mês de Outubro, para 97,2 milhões de euros, interrompendo com força dois meses de variações anémicas.
Dados do BSP Portugal a que o PressTUR teve acesso indicam que as vendas este no já ascendem a 875,6 milhões de euros, assegurando que 2024 é um dos melhores anos de sempre.
O montante de vendas deste mês de Outubro é o segundo maior montante mensal de vendas de sempre, apenas inferior ao de Março de 2023, em que as agências realizaram 98,9 milhões de euros em vendas de voos.
O BSP é um sistema gerido pela IATA que regula as vendas de voos regulares pelas agências de viagens credenciadas (‘com chapa IATA) e constitui-se como o mercado da aviação mais fiável, com grande incidência do segmento das viagens empresariais, que são aquelas em que mais prevalece o recurso a agências de viagens, porque têm acesso à maior panóplia de possibilidades de escolha, via GDS (Global Distribution Systems), bem como possibilitarem venda a crédito.
Os dados a que o PressTUR teve acesso apontam para um aumento do número de bilhetes vendidos em 14,5% no mês de Outubro, somando cerca de 231 mil.
Nos dez meses com dados já disponíveis as vendas ascendem a 2,11 milhões de bilhetes, com aumento em 3,8% ou cerca de 77 mil em relação ao período homólogo de 2023.
Ver também:
Companhias aéreas continuarão a “depender e beneficiar” das agências de viagens – APAVT
Agências de viagens e operadores turísticos representam 2,6% do PIB em Portugal – APAVT/EY
TAP garante que NDC será “vantajoso” para todos – Frédéric Gossot
Iberia terá tarifas basic apenas via NDC em toda a Europa, incluindo Portugal
Para mais notícias clique: Empresas e Negócios
Para aceder ao site da IATA clique aqui.