O Sítio Arqueológico de Tulum, uma das últimas cidades Mayas a ser construída, é uma oportunidade a não perder para quem viaja até à Riviera Maya, para um passeio entre as ruínas a terminar com uma cerveja ecológica produzida com água do mar.
A cidade Maya de Tulum tem a particularidade de ser rodeada e protegida em três lados por uma muralha de 400 metros de comprimento que podia chegar aos cinco metros de altura e a uns incríveis oito de largura. O lado que não estava protegido pela muralha, está encostado a uma ravina que dá para o mar e para uma pequena praia.
No interior do Sítio Arqueológico é possível encontrar ruínas que nos levam a pensar como seria a vivência dos habitantes originais desta cidade, dos quais se destacam o impressionante Castelo, o Templo dos Frescos, e o Templo de Ah-Muzen-Cab (Deus Mergulhador).
No tempo dos Mayas, que no caso desta cidade teve o pico entre os séculos XIII e XV, a cidade de Tulum funcionava como um porto para a cidade maya de Coba. O comércio era uma das principais actividades, com a pedra obsidiana e o jade como produtos mais populares, até a cidade ser abandonada em meados do século XVI, cerca de meio século depois da invasão espanhola.
O Sítio Arqueológico de Tulum encontra-se perto da cidade de Tulum e da Cervecería Artesanal de Tulum, onde se produz a Cerveja Artesanal Tulum, que tem a particularidade de ser produzida com água do mar dessalinizada através do processo de osmose inversa.
Este é um espaço onde se pode visitar a fábrica da cerveja e aprender um pouco sobre o seu processo de fabrico, ou sentar-se ao balcão e pedir uma caneca desta cerveja lager de sabor suave e encorpado, que faz lembrar uma weissbier fina. O restaurante também serve pratos de gastronomia mexicana cozinhados com água do mar e em forno a lenha, e com recurso a pesca sustentável certificada, carne de quintas orgânicas, ou produtos vegan.
Este espaço também promove espectáculos e eventos, bem como serviço de entrega de cerveja ao domícilio.
Para saber mais sobre a Cervecería Artesanal Tulum ou encomendas clique aqui.
O PressTUR viajou a convite da Soltour