A zona da Riviera Maya, na Península do Yucatán, no México, é uma zona conhecida pelas suas opções para férias em resorts, mas também oferece a possibilidade de se visitar uma vila piscatória e portuária, uma cidade cosmopolita e um centro histórico colonial.
As férias em resorts de regime tudo incluído na Riviera Maya, além do seu serviço reconhecido, também oferecem um ponto de partida para conhecer um pouco mais da cultura e vivência na região.
Uma das opções é visitar Puerto Morelos, uma vila piscatória e portuária, onde é possível passear pelas ruas e ter uma aproximação à cultura local, que além da pesca e da actividade do porto de contentores, também se dedica ao turismo, o que lhe confere mais segurança para uma caminhada.
Nesta vila, que tem zonas residenciais e condomínios de luxo, além de hotéis e alojamentos turísticos, é possível passear pelas ruas com lojas de artesanato e de souvenires, e fazer uma pit stop num dos bares ou restaurantes para um petisco e uma bebida fresca.
Mais para Sul encontramos Playa del Carmen, que, como o nome indica, encontra-se em frente a uma praia, e dispõe de uma série de condomínios de luxo, resorts, hotéis boutique, várias zonas comerciais, de restauração e de entretenimento, como discotecas e clubes nocturnos.
O destaque desta cidade vai para a Quinta Avenida, que é onde está ‘a acção’, onde abundam as lojas e os restaurantes que fazem as delícias dos visitantes que também podem ficar alojados num dos design hotels da famosa avenida.
E finalmente temos Valladolid, que não tivemos oportunidade de visitar, mas que nos foi apresentada como uma opção interessante para quem quer ter uma ideia da arquitectura colonial espanhola, quer nas casas coloniais da cidade quer no Convento de São Bernardino de Siena e na Catedral de San Servacio.