Os incêndios florestais nas ilhas de Rhodes, a Sudeste de Atenas, e Corfu, a Noroeste da capital grega, já levaram à retirada de mais de 20 mil pessoas.
Entre ontem e hoje, segunda-feira, dia 24, foram retiradas 19 mil pessoas de Rhodes e cerca de 2.500 pessoas de Corfu, segundo a imprensa internacional.
“É a maior operação de transporte seguro de residentes e turistas que já foi realizada no nosso país”, disse o porta-voz dos bombeiros gregos, Ioannis Artopios, na tarde de Domingo.
Além de Rhodes e Corfu, também deflagrou um incêndio em Evia, a Oeste de Atenas.
A “RTP” noticiou hoje que muitos turistas continuam no aeroporto de Rhodes à espera de voo para regressar a casa, depois de terem dormido em espaços improvisados “como escolas ou pavilhões desportivos” ou no terminal do aeroporto, tendo recebido apoio das autoridades locais.
A notícia indica que operadores turísticos como a TUI e a Jet2 cancelaram as operações programadas para Rhodes, embora o Governo da Grécia diga que apenas entre 10% e 20% da ilha foi afectada e não houve interrupções em voos de/para o aeroporto.