A Highgate Portugal vai investir 51,5 milhões de euros para renovar e reposicionar os seus hotéis, um plano que inclui a mudança de marca de quatro hotéis NAU localizados no Algarve, anunciou hoje Alexandre Solleiro, CEO da empresa.
O NAU São Rafael Atlântico será transformado num hotel Kimpton, uma das marcas do IHG, começou por anunciar o executivo numa conferência de imprensa hoje em Lisboa.
As outras três unidades que deixarão de usar a marca NAU serão os três hotéis dos Salgados, designadamente NAU Salgados Palace, NAU Salgados Palm Village e NAU Salgados Dunas Suites.
Alexandre Solleiro indicou que serão três marcas internacionais diferentes, que já estão decididas, mas só serão anunciadas quando estiver assinado o contrato de franchising, o que acontecerá “nos próximos dois meses”.
Os quatro hotéis vão começar a ser renovados em Novembro deste ano para abrir com as novas marcas em 2025.
Uma das mudanças antecipadas pelo CEO da Highgate Portugal é que os hotéis Salgados Palace e Palm Village, após a reposicionamento, vão deixar de funcionar em regime de tudo incluído.
Com a mudança para as marcas internacionais, Alexandre Solleiro pretende reforçar as vendas directas. “Não queremos acabar com a distribuição negociada [vendas através de operadores turísticos], mas existe uma faixa de ocupação disponível para uma distribuição mais directa”, frisou o executivo.
As vendas directas representam cerca de 29% do volume vendas dos hotéis geridos pela Highgate Portugal, revelou o executivo.
Outras renovações
A estratégia de reposicionamento dos activos da Highgate Portugal também inclui o hotel NAU São Rafael Suites, que reabre a 1 de Março com áreas comuns e restaurantes totalmente renovados. Em dois meses também estará concluída a renovação do Spa.
Outra remodelação que está “nos últimos ajustes” é a do Sesimbra Hotel & Spa, que será apresentado em Abril com um novo nome: Sesimbra Ocean Front Hotel. A renovação resultou de um investimento de cerca de 1 milhão de euros e incluiu áreas comuns, restaurantes e quartos.
Alexandre Solleiro anunciou ainda que o NAU Palácio do Governador, em Belém, Lisboa, vai começar a ser renovado em Março, estando já aprovado o projecto de design de Nini Andrade Silva.
O plano de remodelações permitirá apresentar novos conceitos de F&B (food and beverage ou alimentação e bebidas) e melhorar os Spas. Estes dois elementos, F&B e Spa, “têm grandes contributos para os resultados se forem bem feitos e conseguirem atrair clientes de dentro e de fora dos hotéis”, destacou o CEO da Highgate.
O investimento de 51,5 milhões de euros previsto para as renovações a decorrer até Março/Abril de 2025 será feito ‘em cima’ de um investimento de 2,5 milhões de euros feito em 2023 para responder às “necessidades mais urgentes dos hotéis”. Além destes investimentos, a Highgate Portugal planeia investir este ano 2 milhões de euros em manutenção dos hotéis.
Com o reposicionamento das unidades, Alexandre Solleiro espera “levar o nosso portfólio para um nível completamente diferente de onde está hoje”.
“NAU não vai desparecer”
Apesar da mudança de marca de quatro hotéis NAU no Algarve, o CEO da Highgate Portugal garante que “a marca não vai desaparecer”. Poderá ser “uma marca adequada para alguns dos hotéis que vierem a juntar-se ao nosso portfólio”.
Sem revelar projectos concretos, Alexandre Solleiro indicou que a Highgate cresce “tipicamente através de hotéis existentes ou hotéis que já estão aprovados e em construção”.
O executivo revelou que a empresa procura unidades hoteleiras com mais de 100 quartos em “mercados consolidados, que tenham uma certa estabilidade, que sejam pouco sazonais”, ou seja “Grande Porto, Grande Lisboa, Algarve e Madeira”.
A Highgate começou a operar em Portugal em 29 de Dezembro de 2022, através da aquisição a um conjunto de bancos portugueses dos activos turísticos dos fundos geridos pela ECS Capital.
A Highgate Portugal faz a gestão de 18 hotéis em Portugal da NAU, de marcas do IHG e de independentes como o Cascade Wellness Resort, em Lagos, e três campos de golfe (Salgados, Morgado e Álamos). Além destas unidades, a empresa faz o asset management do hotel Conrad Algarve, cuja gestão hoteleira é feita pela Hilton. No total, a Highgate Portugal gere cerca de 2.600 quartos em 13 hotéis no Algarve, um hotel em Lisboa, um em Sesimbra, três em Gaia e um nos Açores.
Ver também: Highgate Portugal perspectiva crescer “acima da média” em 2024
Para mais notícias clique: Empresas&Negócios
Para aceder ao site da Highgate Portugal clique aqui.