A diversidade de experiências, que vão de um voo radical de parapente a um relaxante passeio de comboio pela montanha, é uma das características da Suíça que mais surpreendeu os agentes de viagens e operadores turísticos que participaram na primeira fam trip do Turismo da Suíça para o mercado português.
O PressTUR acompanhou a viagem e recolheu a opinião dos participantes, todos eles pela primeira vez no país, à excepção de um.
A prova da diversidade da oferta é que, em apenas uma semana de viagem, “há muito a destacar”, de acordo com Rafaela Costa, da TUI Portugal, que ficou “sem palavras” com as “paisagens cobertas de branco” nas montanhas Glacier 3000 e Jungfraujoch. São “experiências inesquecíveis, quer para adultos quer para crianças”, disse ao PressTUR.
“As viagens de comboio e os cruzeiros pelos lagos”, bem como a gastronomia, “sobretudo para os amantes de queijo e chocolate”, são outras “experiências autênticas” destacadas pela responsável do departamento de produto da TUI Portugal.
Apesar dos preços serem elevados, Rafaela Costa garante que há mercado em Portugal para viajar para a Suíça, quer sejam casais, famílias com crianças ou grupos de amigos, mas “é necessário desmistificar algumas ideias, porque não é um destino só de neve nem apenas de grandes cidades”.
Ângelo Grilo, da Nortravel, o único participante que já tinha estado no país, até como guia, também defende que existe mercado em Portugal para a Suíça, mas alerta os agentes de viagens para a importância de explicarem bem as mais-valias do destino: “organização, qualidade e fiabilidade dos prestadores de serviços”.
“Não é só pôr um flyer na montra, não é só mostrar as imagens de montanhas com prados pontilhados de vaquinhas ou florestas de pinheiros cobertos de neve”. Na sua opinião “o português valoriza muito a boa organização de uma viagem, e na Suíça é difícil haver surpresas que estraguem a viagem. Por isso o alto custo do produto Suíça é compensado pela elevada qualidade”.
Para Vanessa Barata, da GEA Portugal, “a diversidade de oferta turística na Suíça foi surpreendente”, com “experiências marcantes” para fazer em “todas as estações” do ano, com infra-estruturas de qualidade e serviço eficiente.
A subida a Stanserhorn, com vista para Lucerna, “foi absolutamente deslumbrante”, assim como o Glacier 3000, “uma experiência incrível” a temperaturas de -8ºC.
Já o voo de parapente em Interlaken foi para Vanessa Barata “uma experiência indescritível, não apenas pela adrenalina, mas também pela revelação da incrível diversidade de actividades disponíveis na Suíça, que cativa qualquer visitante”.
Outro ponto forte, de acordo com responsável pelo Apoio Comercial & Produto do Grupo GEA Portugal, é “a facilidade de deslocação sem a necessidade de um carro, graças a um sistema de transportes públicos altamente eficiente e bem interligado”. O comboio Golden Pass Express é um exemplo de um meio transporte que combina “conforto com paisagens exuberantes de verdes vibrantes e aldeias típicas suíças”.
Continua:
Ver também:
O PressTUR viajou a convite do Turismo da Suíça
Para mais notícias clique: Destinos
Para aceder ao site do Turismo da Suíça clique aqui.