O Turismo da Suíça organizou a primeira fam trip para agências e operadores portugueses, confiante na capacidade destes profissionais para “mostrar de forma prática a vasta diversidade” do país, “ajudando a desmistificar percepções erradas”, de acordo com a gestora do Turismo da Suíça em Portugal, Leslie Bent.
Em entrevista ao PressTUR (para ler a primeira parte clique aqui), Leslie Bent também defendeu que o papel das agências de viagens e dos operadores turísticos “é vital para converter interesse em reservas”.
A primeira fam trip do Turismo da Suíça para o mercado português, que o PressTUR acompanhou, contou com a participação dos operadores turísticos Lusanova, Nortravel, Pinto Lopes Viagens e TUI Portugal, das agências de viagens Grupo GEA Portugal e Viagens El Corte Inglês.
Para destacar a diversidade do país, o itinerário incluiu atracções culturais em cidades históricas, beleza natural em destinos de montanha e actividades como uma descida em parapente, viagens em comboios panorâmicos e passeios de barco pelos lagos suíços.
PressTUR: Qual é a importância dos operadores turísticos e das agências de viagens nas viagens dos portugueses para a Suíça?
Leslie Bent: Os operadores turísticos e as agências de viagens desempenham um papel fundamental na promoção da Suíça no mercado português. Embora o destino tenha vindo a ganhar visibilidade através dos meios de comunicação e das redes sociais, são os agentes que conseguem mostrar de forma prática a vasta diversidade que a Suíça oferece, ajudando a desmistificar percepções erradas, como a ideia de que é um destino apenas para viagens caras. Ao vivenciarem o país de perto, os agentes podem transmitir um entusiasmo genuíno aos seus clientes, o que é vital para converter interesse em reservas.
PressTUR: Que objectivo teve o programa desta fam trip? Porquê mostrar as cidades, as montanhas e os itinerários que mostraram?
Leslie Bent: O principal objectivo desta famtrip foi mostrar a incrível diversidade que a Suíça oferece e como, apesar do seu tamanho compacto, é possível explorar muito em pouco tempo. Demonstrámos como, num único dia, se pode visitar uma cidade rica em cultura e, logo a seguir, subir a uma montanha, tudo com o suporte de um sistema de transportes públicos de excelência. Desde comboios panorâmicos a barcos e teleféricos, queríamos que os agentes experienciassem as várias formas de mobilidade, sempre rodeados por paisagens de cortar a respiração.
PressTUR: Qual o segmento de viajantes portugueses que o Turismo da Suíça pretende alcançar?
Leslie Bent: Embora a Suíça seja tradicionalmente vista como um destino de luxo, com forte atractividade para esse segmento, o país também é ideal para famílias que procuram conveniência, combinando cidades vibrantes, cultura e natureza. Além disso, sendo um dos destinos de referência mundial para actividades ao ar livre, a Suíça atrai fortemente os entusiastas da aventura e do turismo activo. Estes segmentos, seja luxo, famílias ou aventura, são especialmente relevantes para nós, e queremos continuar a explorá-los, mesmo reconhecendo que alguns são nichos no mercado português.
PressTUR: Quantas dormidas de portugueses registaram os hotéis da Suíça este ano? Qual a variação em relação ao ano passado?
Leslie Bent: Entre Janeiro e Setembro de 2024, registámos 130.204 dormidas de turistas portugueses, face às 115.552 do período homólogo de 2023, o que representa um aumento significativo de 12,7%. Estes números confirmam a crescente atractividade da Suíça para o mercado português.
PressTUR: Qual é o peso das visitas a familiares e amigos nas viagens dos portugueses à Suíça?
Leslie Bent: A informação que temos sobre o ano passado é que 32% das viagens de lazer de Portugal para a Suíça foram em alojamento não pago, pelo que podemos assumir que ficaram em casa de amigos ou familiares.
PressTUR: Quais são as perspectivas do Turismo da Suíça para o mercado português este ano?
Leslie Bent: As perspectivas para o mercado português são extremamente positivas. Acreditamos que o interesse pela Suíça continuará a crescer nos próximos meses, especialmente com o suporte dos operadores e agentes de viagens que desenvolvem produtos cada vez mais interessantes e inspiradores. Estamos a planear mais fam trips e programas de formação para agentes, com o objectivo de fortalecer as suas capacidades de venda do destino. Depois de três anos de presença no mercado português, o potencial revelou-se ainda mais promissor do que inicialmente esperávamos, e a nossa estratégia passa por uma presença contínua e a longo prazo, reforçando as actividades com operadores e agências, além da promoção constante nos meios de comunicação.
Ver também:
O PressTUR viajou a convite do Turismo da Suíça
Clique para ler mais sobre: Destinos
Para aceder ao site do Turismo da Suíça clique aqui.