A ECTAA, que junta associações de agências de viagens europeias, apelou à União Europeia para a criação de uma linha orçamental dedicada ao turismo, que proporcione financiamento directo para as empresas investirem em práticas sustentáveis.
Num manifesto divulgado hoje, onde a ECTAA faz vários apelos às instituições europeias que se preparam para um novo mandato, a organização defende que “a sustentabilidade é essencial para o sucesso a longo prazo do sector do turismo”.
A organização sublinha que a agenda ambiental da União Europeia (UE) coloca mudanças e desafios significativos para o sector, especialmente para as pequenas e médias (PME).
Desta forma, para apoiar as agências de viagens “nos seus esforços de sustentabilidade e no cumprimento dos novos regulamentos”, a ECTAA defende a criação de “uma linha orçamental dedicada ao turismo, proporcionando oportunidades de financiamento directo para que estas empresas invistam na transição sustentável” e nas práticas sustentáveis.
O manifesto da organização solicita ainda à UE que o turismo seja privilegiado na elaboração das políticas, uma vez que é “um empregador importante e gera mais de 10% do PIB da UE”.
“Os decisores da UE e os stakeholders da indústria precisam de trabalhar em conjunto para desbloquear o potencial do turismo”, defende a ECTAA.
Desta forma, a organização apela à Comissão Europeia para que “continue o diálogo com os stakeholders do turismo e analise cuidadosamente o impacto das iniciativas legislativas da UE no turismo”.
A ECTAA apela ainda ao Parlamento Europeu (PE) para que institucionalize o diálogo com os stakeholders do turismo através da “criação de um Grupo de Trabalho para o Turismo do PE”.
Citado num comunicado, o presidente da ECTAA, Frank Oostdam, sublinha que existem na Europa mais de 80 mil agências de viagens que “evoluíram de simples intermediários para guias especializados dentro de um complexo sistema”.
“Ao olharmos para o futuro, estes consultores desempenharão um papel cada vez mais crítico, respondendo à crescente procura de alternativas personalizadas e sustentáveis às ofertas turísticas convencionais”, acrescentou Frank Oostdam.
A ECTAA é uma organização que junta associações europeias de agências de viagens e operadores turísticos, incluindo a portuguesa APAVT.
Ver também:
Agências de viagens europeias pedem revisão do regime especial de IVA
Para aceder ao site da ECTAA clique aqui.
Para mais notícias clique: Empresas e Negócios