spot_img
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Vinci vai comprar participação maioritária no Aeroporto de Edimburgo

A Vinci, dona da ANA Aeroportos, gestora dos aeroportos portugueses, assinou um acordo para comprar uma participação maioritária no Aeroporto de Edimburgo, na Escócia, por 1,27 mil milhões de libras (1,49 mil milhões de euros).

O acordo prevê a compra pela Vinci de uma participação de 50,01% na Edinburgh Airport Limited, proprietária do Aeroporto de Edimburgo. A participação restante de 49,99% será da Global Infrastructure Partners (GIP), proprietária do aeroporto desde 2012.

O negócio deverá ficar concluído durante este Verão, após aprovação das entidades reguladores, de acordo com um comunicado da empresa.

A nota de imprensa sublinha que o Aeroporto de Edimburgo é o maior aeroporto em tráfego na Escócia e 6º no Reino Unido em 2023, com 14,4 milhões de passageiros. O aeroporto reportou uma receita total de 272 milhões de libras (318,5 milhões de euros) e uma margem EBITDA de 65% em 2023.

A Vinci sublinha que o Aeroporto de Edimburgo “não é um activo baseado em concessão, mas sim um aeroporto de propriedade freehold sem limite de tempo”, sendo por isso “uma adição particularmente valiosa”.

O comunicado destaca o potencial de crescimento de tráfego no Aeroporto de Edimburgo, com previsões de crescimento “positivas, em particular no que diz respeito aos segmentos de longo curso”.

“Espera-se que o tráfego recupere totalmente os níveis pré-covid durante 2024”, acrescenta a empresa.

Com este negócio, a Vinci Airports passará a gerir três aeroportos no Reino Unido (comprou Belfast International em 2018 e Londres Gatwick em 2019) e mais de 70 em todo o mundo.

Para mais notícias clique: Empresas&Negócios

Para aceder ao site da Vinci Airports clique aqui.

- Publicidade-
- Publicidade -spot_img