A iniciativa Viagem pelo Clima, promovida pela Get2C, vai começar a 18 de Setembro no Mosteiro Santa Maria do Mar, em Carcavelos, e termina a 1 de Outubro, promovendo a consciencialização em relação às alterações climáticas e acções de sustentabilidade.
A Viagem pelo Clima é uma iniciativa promovida pela Get2C, no âmbito do movimento Cooler World, em parceria com a Câmara Municipal de Cascais, que consiste numa “competição onde, ao longo de 14 dias, três equipas compostas por quatro participantes são desafiadas a completar um percurso de Norte a Sul do país, com intervenção nos municípios parceiros de Cascais, Arronches, Faro, Mangualde, Matosinhos, Penafiel, Sesimbra e Torres Vedras, da forma mais sustentável possível e, principalmente, a criarem o maior impacto positivo nestas comunidades”.
O objectivo deste evento é “sensibilizar a população para as alterações climáticas, promovendo uma maior consciencialização e acção em prol da sustentabilidade”, indica o seu comunicado.
A viagem começa com o evento de 18 de Setembro, a partir das 9h45, no Mosteiro Santa Maria do Mar, em Carcavelos.
O dia de partida é marcado pelo evento que tem a socióloga Luísa Schmidt como oradora principal, e com um momento de partilha de experiências da 1ª edição deste desafio, além de dois painéis dedicados aos desafios dos municípios parceiros deste evento, moderados por Fátima Lopes.
Joana Seixas, embaixadora da Viagem pelo Clima, também vai fazer uma intervenção, seguida do testemunho de Francisca Costa, participante na 1ª edição. Os porta-vozes das equipas, Água, Ar e Terra, também vão fazer intervenções antes da partida para a Viagem pelo Clima.
No decorrer das suas viagens, as equipas vão gerir os seus ‘fundos’ na moeda fictícia “Climas”, para monitorizar as suas escolhas e o impacto das mesmas através de cinco vectores de avaliação, emissões de CO2, tempo, consumo de água, dinheiro em euros, e impacto social, sendo que este último vector é a novidade desta edição.
As equipas vão ultrapassar desafios durante a viagem e envolver e sensibilizar as comunidades com as quais têm contacto, “criando a Rota da Sustentabilidade Municipal e utilizando ferramentas de cálculo de pegada de carbono para o comércio local e para a população, bem como identificar climate stories, tendo assim oportunidade de recuperar alguns climas“, indica o site do evento.
As equipas regressam no dia 1 de Outubro, “trazendo à tona questões cruciais sobre o clima e a necessidade de uma acção colectiva urgente”.
A equipa que gastar menos climas depois de avaliado o impacto positivo durante a viagem e o percurso que for realizado de forma mais sustentável, vence o evento.
A equipa vencedora tem oportunidade de marcar presença na conferência das Nações Unidas para as Alterações Climáticas, COP 29, no Azerbaijão, em Novembro deste ano.
Veja também: Programa de sustentabilidade da WTTC ultrapassa as 5.000 propriedades
Saiba mais no site da Viagem pelo Clima.