O Savoy Palace é um hotel de 5-estrelas no Funchal, onde o dia começa com um pequeno-almoço saudável e de qualidade, continua com um almoço cozinhado em forno Josper, uma tarde na ‘floresta Laurissilva’ sem sair do hotel, e finaliza com um menu gastronómico com harmonização de vinhos.
O dia começa, provavelmente, com uma saudável dificuldade em sair da confortável cama do quarto da zona Savoy Premium Experience. Mas a oferta do Jacarandá Club & Lounge, um restaurante exclusivo para os clientes premium, pode motivar o despertar.
Foi-me servida, a pedido, uma tosta de húmus e abacate, complementada com ovos Benedict com salmão, e uma indulgente mimosa.
Depois de um mergulho na piscina ou uma ida ao ginásio, uma das opções para almoçar é o restaurante Pau de Lume, inaugurado em 2022 e que é descrito pelo CCO da Savoy Signature, Ricardo Farinha, como “um restaurante que tem um ‘look and feel’ industrial a nível arquitectónico e no que concerne à sua oferta gastronómica baseia-se muito em pratos de forno”.
Este restaurante tira partido do seu forno Josper, que combina forno com grelhador, para oferecer os seus pratos onde “o fogo, o carvão e o fumo são os principais ingredientes”, de acordo com o website do Savoy Palace. O Pau de Lume, que deve ao seu nome ao método de partilha de fogo através de um ‘pau de lume’, também serve opções saudáveis, snacks portugueses, e pratos de brunch. O horário de funcionamento é entre as 11h e as 23h.
Uma visita ao Spa
Em 1999, a UNESCO declarou a floresta Laurissilva da Madeira Património Mundial da Humanidade, e é esta floresta rara que dá o mote ao Laurea Spa no Savoy Palace, que tem nos seus tons florais e verdes e na sua arquitectura, além de outros apontamentos minuciosamente trabalhados, homenagens à planta que dá nome à floresta, bem como às levadas e túneis que a diferenciam.
E é numa espécie de túnel que começa esta viagem pelo Laurea Spa, oferecendo acesso à sala de haloterapia, com cristais, e à sala de relaxamento, de onde segui para a sauna, com uma aparência característica em madeira, que complementei com a fonte de gelo.
Decidi repetir a dose de quente e frio na sala de vapor seguida do balde de água fria, e no pequeno percurso inspirado nas levadas, que conta com dois itinerários, um com água quente e outro com água fria, ambos com seixos cujo propósito é fazer massagens na planta dos pés. Depois desta ‘longa caminhada’ decidi que precisava de um banho sensorial e de umas braçadas na piscina interior aquecida. O jacuzzi ficou para uma próxima.
O horário do Laurea Spa é entre as 10h e as 20h.
Fine dining num tributo à Madeira
No topo do Savoy Palace, com vista sobre o Oceano e com um ambiente cuja iluminação discreta dá destaque à paisagem, às criações do chef, e aos vinhos, encontra-se o Galaxy Skyfood, um restaurante de fine dining com um ambiente despretensioso que não quebra protocolo.
Tive oportunidade de experimentar o menu Galáxia, que contou com harmonização de vinhos feita e explicada um dos sommeliers do Savoy Palace.
No que diz respeito ao menu, esta experiência gastronómica começou com pão artesanal, azeite extra virgem e manteiga caseira para petiscar, antes da “espetada de wagyu, crumble de pão e alho”, inspirada nas espetadas madeirenses com pau de louro, seguido de “ussuzukuri de peixe fermentado, manga, abacate e molho ponzu com pimenta da terra e erva caninha”, uma experiência que tira partido da mistura do molho ponzu, vertido no momento, com os outros ingredientes.
Neste menu com inspiração da Madeira, não podia deixar de haver “peixe da costa madeirense, gamba, salada de algas, puré de ervilha e molho bisque”, que é complementado pela carne tenra da “presa de porco preto, puré de legumes de escabeche, beterraba, cerejas e cenouras”.
O tributo à Madeira é particularmente notável nas sobremesas, que acabam por ser gelados e semi-frios desenhados com base em diferentes temáticas da ilha, sendo a correspondente a este menu o “morangos do Caniçal, ruibarbo e iogurtes”, mas também tivemos oportunidade de experimentar o “banana prata em diferentes texturas” e a “poncha regional e amendoins”.