spot_img
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Rotas intercontinentais ‘sustentam’ recuperação da aviação europeia

A CAPA, com dados da OAG, antecipa que no último trimestre deste ano a capacidade em voos de/para e dentro da Europa superará a do período homólogo de 2019, pré-pandemia.

A informação avança que a capacidade atingirá 101,7% do nível pré-pandemia e que será o terceiro trimestre em que a capacidade estará acima de 2019, mas por margem muito pequena.

A CAPA avança que os voos de/para mercados intercontinentais serão o ‘motor’ da ultrapassagem de 2019, com um nível de capacidade 105,6% a de 2019, depois de 102,2% no terceiro trimestre, enquanto os voos intra-europeus se situarão em 100,3% do período homólogo de 2019, abaixo dos 101,3% do terceiro trimestre.

A interpretação da CAPA é que os constrangimentos devem-se às restrições que se têm verificado na cadeia de abastecimentos, realçando que se pela lógica isto deveria levar a subidas de yield (preço por quilómetro voado), como aconteceu em Agosto tanto na UE como no Reino Unido, mas “é cedo demais” para extrapolar a partir daí.

A previsão avançada pela CAPA aponta parta que no último trimestre deste ano os mercados intercontinentais atinjam 106% de 2019, depois de 102% no 3º trimestre, enquanto para o mercado intra-europeu perspectiva 100%, depois de 101% no 3º trimestre.

O documento perspectiva também que a quota das low cost “continuará a aumentar na Europa”, referindo que o tráfego intra-europeu medido em RPK tem estado, este ano, “consistentemente” acima de 2019, mas com “abrandamento” dessa tendência entre Maio e Julho.

A CAPA também indica que “a inflação das tarifas aéreas voltou a estar positiva em Agosto, depois de três meses de queda preços em queda”.

Veja também: ACI Europe quer mais auxílios estatais para aeroportos regionais

Saiba mais sobre a CAPA no seu site.

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Últimas Notícias