A lista anual de 100 enoturismos da World’s Best Vineyards de 2024 conta com 11 espaços em Portugal, do 15º lugar ao 98º.
A Quinta do Crasto, no 15º lugar, é o enoturismo português melhor posicionado desta lista, seguido da Quinta do Bomfim, em 28º, e da Quinta do Noval, 36º. Há ainda o Graham’s Port Lodge, na 52ª posição, a Herdade do Esporão, 61ª, a Quinta do Soalheiro, em 64ª, a Niepoort, 70ª, Quinta do Seixo, 71ª, e a Quinta de Nossa Senhora do Carmo, a Quinta da Pacheca, e a Quinta da Bacalhoa, respectivamente em 92º, 96º e 98º lugar da lista.
O primeiro lugar foi para ‘nuestros hermanos’ das Bodegas de los Herederos del Marqués de Riscal, seguido do VIK, em Millahue, no Chile, e do Creation, em Hemel-en-Aarde, na África do Sul.
A Worlds Best Vineyards, que tem como parceiros a região de Rioja, em Espanha, a Wines of Germany, e Mendoza, na Argentina, como parceiros elaborou esta lista que conta com 13 unidades de enoturismo em Espanha, o país com maior número de menções, seguido das 12 de França e da Argentina, e das 11 de Portugal.
Os países com mais enoturismos mencionados na lista a seguir a Portugal são a Itália e o Chile, com apenas 6 unidades de enoturismo mencionadas cada, enquanto que os Estados Unidos, a Alemanha e a Nova Zelândia têm 5 entradas. O Líbano fecha este top 10 com quatro unidades de enoturismo mencionadas.
Veja também:
Férias de Natal no Rio Grande do Sul: Gastronomia e Vinhos (1/2)
Férias de Natal no Rio Grande do Sul: Gastronomia e Vinhos (2/2)
Consulte aqui a lista.