spot_img
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Semana da Páscoa: Europa com menos voos que em 2019, Portugal com mais

O Eurocontrol divulgou o seu relatório com informações sobre a aviação na Europa durante a Semana da Páscoa, de 25 a 31 de Março, que indicam uma média diária inferior a 2019, que contrasta com a de Portugal.

A média diária de voos na Europa no período entre 25 e 31 de Março foi de 25.877 voos, ligeiramente acima do mesmo período do ano passado, +0,9%, e em linha com o que foi registado na semana anterior, de 18 a 24 de Março, +0,4%, mais ainda -7,7% abaixo da média de 27.868 voos diários de 2019.

No caso de média de voos diária em países, os 10 principais aumentaram a média do número de voos em 2,7%, com destaque para os crescimentos da Itália, da Turquia e de Espanha.

Portugal, que se encontra no 9º lugar deste top 10 com uma média de 1.125 vos diários, teve menos voos nesta semana de 2024 do que na homóloga de 2023, -2%, mas aumentou o número de voos em relação à semana anterior, de 18 a 24 de Março, em 5%, e aumentou ainda mais quando comparando com a mesma semana de 2019, registando um aumento de +17%.

O Reino Unido, Espanha e a Alemanha, com médias diárias respectivas de 5.045, 4.556 e 4.333 voos diários, são os países com a maior média de voos por dia.

No que concerne a atrasos, a média por voo é de 0,52 minutos, sendo que as principais causas apontadas para justificar os mesmos, são problemas de capacidade ou de staff (50%), enquanto que os principais aeroportos afectados foram o de Karlsruhe, Madrid e Reims.

As taxas de pontualidade de chegada e de partida foram, respectivamente 78,3% e 73,5%, melhor que no mesmo período de 2023, mas abaixo de 2019. Uma nota do Eurocontrol indica que Lisboa foi afectada pelo mau tempo, particularmente voos fortes, além de limitações a nível de capacidade.

O relatório da Eurocontrol detalha e analisa tendências na aviação em regiões, países, aeroportos, companhias aéreas, sobre pontualidade, diferentes segmentos de mercado, e preços de combustível, entre outros.

Em relação ao relatório da Eurocontrol relativo à semana de 25 a 31 de Março, a entidade indica que é difícil fazer uma comparação directa com o mesmo período de 2023, porque o início da temporada de Verão de 2024 foi a 31 de Março, uma semana mais tarde do que foi em 2023, e, por outro lado, o período da Páscoa decorreu no final de Março em 2024, enquanto que em 2023 foi em final de Abril.

Veja também:

Semana da Páscoa: Europa com menos voos que em 2019, Portugal com mais

Semana da Páscoa: Média diária da líder Ryanair é quase o dobro do segundo lugar

Semana da Páscoa: Aeroporto de Istambul lidera e Ásia regressa

Semana da Páscoa: Segmento low cost acima de 2019, e Estados Unidos são país de destaque

Saiba mais sobre a organização aqui.

- Publicidade-spot_img
- Publicidade -spot_img