spot_img
- Publicidade -
- Publicidade -

Portugal, Reino Unido e Espanha serão os mercados mais importantes para os hotéis este Verão – AHP

A Associação da Hotelaria de Portugal (AHP) apresentou hoje os resultados de um inquérito aos seus hotéis associados e concluiu que Portugal, Reino Unido e Espanha foram os mercados apontados por mais inquiridos nos seus Top3 para este Verão.

Os dados apresentados hoje por Cristina Siza Vieira, vice-presidente executiva da AHP, indicam que 73% dos inquiridos apontaram Portugal como um dos três maiores mercados para este Verão.

Seguiram-se o Reino Unido, que foi incluído na lista dos três maiores mercados para este Verão por 52% dos inquiridos da AHP, e Espanha, por 45%.

Outros mercados relevantes para a hotelaria portuguesa este Verão serão os EUA (apontados por 38% dos inquiridos no seu Top3), Alemanha (31%), França (27%), Brasil (9%) e Irlanda (6%).

Relativamente à taxa de ocupação, 41% dos hotéis perspectivam que será igual ao Verão de 2023 e 45% consideram que será melhor.

A nível de preço médio, os inquiridos da AHP estão optimistas, com 72% a esperar melhor desempenho que em 2023 e 15%, igual.

Outro indicador de boas previsões avançado hoje pela Associação é que 64% hoteleiros espera melhorar os proveitos totais e os proveitos de aposento.

Os dados revelam ainda que 94% dos hoteleiros apontaram a Booking como um dos três canais de reserva mais utilizado para as suas unidades hoteleiras para este Verão. Seguiram-se website proprio (83%) agências de viagens (45%), Expedia (36%), email directo (25%) e Airbnb (1%).

No total do Verão, no momento em que foi fechado o inquérido, a 31 de Maio, a maioria dos hotéis indicou que as reservas efectuadas vão permitir, em média, ocupações acima dos 50%.

Cristina Siza Vieira alertou para a continuação da tendência do “fenómeno” das reservas de última hora para o mês de Agosto.

O inquérito foi realizado de 20 a 31 de Maio e recolheu respostas de 378 empreendimentos associados da AHP (31% deles da Grande Lisboa, 17% do Algarve, 17% do Norte, 11% da Madeira, 7% do Centro, 6% do Alentejo, 5% do Oeste e Vale do Tejo, 4% dos Açores e 2% da Península de Setúbal.

Balanço da Páscoa

O inquérito da AHP também incluiu um balanço sobre o fim-de-semana da Páscoa (28 a 31 de Março). Os dados mostram que o preço médio alcançou os 144 euros, a taxa de ocupação atingiu os 73% e a estada média ficou em 2,7 noites.

A vice-presidente da AHP destacou que a Grande Lisboa “puxou a média nacional para cima” com uma taxa de ocupação de 81%, enquanto o Algarve (65%) e o Alentejo (63%) ficaram aquém da média neste indicador.

O preço médio mais elevado registou-se na Grande Lisboa (176 euros) e na Madeira (152 euros), enquanto os valores médios mais baixos foram verificados na Península de Setúbal (85 euros) e nos Açores (91 euros).

O estudo da AHP indica ainda que a RevPAR ficou nos 105 euros, com a Grande Lisboa (143 euros) e a Madeira (114 euros) acima da média.

Os dados mostram ainda que para 76% dos inquiridos Portugal foi um dos três maiores mercados no fim-de-semana da Páscoa, enquanto 62% incluíram Espanha no seu Top3, e 39% incluíram o Reino Unido.

Os EUA foram apontados por 32% dos inquiridos como um dos três maiores mercados. Seguiram-se a Alemanha (30%), França (23%), Brasil (8%) e Irlanda (3%).

Para aceder ao site da AHP clique aqui.

Para mais notícias clique: Empresas&Negócios

- Publicidade-spot_img
- Publicidade -