O Turismo de Portugal anunciou que está presente na maior feira de turismo em França, a IFTM Top Resa, com as sete agências regionais de promoção turística e 30 empresas do sector, uma participação recorde.
“Esta feira B2B é uma oportunidade essencial para apresentar propostas turísticas e experiências diferenciadas, indo ao encontro do perfil da procura deste mercado e contribuindo, simultaneamente, para incentivar a actividade turística ao longo de todo o território e durante todo o ano”, destacou Carlos Abade, presidente do Turismo de Portugal, citado num comunicado.
A IFTM Top Resa decorre em Paris, na Expo Porte Versailles, de 17 a 19 de Setembro.
Portugal marcou presença em todas as edições desta feira até 2021. O regresso na edição deste ano “traduz o compromisso do Turismo do Portugal em, não só estimular a procura pelo destino consolidando sua posição neste importante mercado, mas também em proporcionar às empresas presentes no stand a possibilidade de estabelecer contactos a nível global e explorar novas oportunidades de negócio”, sublinha o instituto em comunicado.
A IFTM Top Resa é apresentada pelo Turismo de Portugal como a maior feira de turismo em França. Em 2023 contou com mais de 20.000 visitantes e 500 expositores. O evento junta empresas especializadas em várias áreas do turismo, incluindo lazer, negócios e eventos.
O comunicado do Turismo de Portugal destaca que França é o 5º maior mercado emissor de turistas a nível mundial, tendo gerado 54,9 milhões de viagens em 2023, de acordo com os dados da Globaldata.
“Em 2023, França foi o 4º mercado turístico da procura externa para o destino Portugal, tanto no indicador dormidas (quota 8,7%) como no indicador hóspedes (quota 9,3%)”, acrescenta a nota de imprensa.
Em 2023, as dormidas dos turistas provenientes da França registaram um acréscimo de 6,5% e os hóspedes aumentaram 7,4% face ao ano anterior, totalizando 4,7 milhões de dormidas e 1,7 milhões de hóspedes, respectivamente.
Os gastos turísticos dos franceses em Portugal também cresceram em 2023, para 3,1 mil milhões de euros, o que significa um incremento de 7,2% face a 2022. “França é assim, em termos de receitas, o segundo maior mercado emissor, com uma quota de 12,4%”, de acordo com o instituto.
Nos primeiros seis meses deste ano, a Grande Lisboa foi o principal destino dos turistas franceses que visitam Portugal (com 30% das dormidas deste mercado no alojamento turístico), seguido do Norte (21,1%), Algarve (20,7%), e da Madeira (16,7%).
Ver também:
Reino Unido, EUA e França lideram gastos com cartões bancários estrangeiros em Portugal
Turistas dos Estados Unidos já despenderam mais em Portugal que espanhóis e franceses
Mercados internacionais garantiram 95,6% do aumento de dormidas no alojamento turístico até Julho
Para aceder ao site da IFTM Top Resa clique aqui.