A MSC Foundation, do Grupo MSC, proprietário da MSC Cruzeiros, lançou um novo programa de conservação marinha em parceria com a Mission Blue, uma entidade liderada pela bióloga norte-americana Sylvia Earle.
O programa criado pelas duas entidades será implementado em três anos e está centrado em dois eixos: literacia marítima e restauro de ervas marinhas.
No eixo da literacia, a MSC Foundation e a Mission Blue estão empenhadas em educar e inspirar cerca de quatro milhões de passageiros dos navios de cruzeiros do Grupo MSC sobre a importância dos oceanos.
“O programa inclui aulas, actividades e apresentações a bordo para os passageiros dos cruzeiros, feitas por personalidades relacionadas com a conservação dos oceanos, enfatizando o importante papel dos Hope Spots e dos ecossistemas marinhos essenciais, tais como mangais, pradarias de ervas marinhas, recifes de corais e florestas de algas, bem como o oceano aberto e o mar profundo fora da jurisdição nacional”, de acordo com um comunicado.
Adicionalmente, as duas entidades comprometem-se a plantar até 37.000 plantas de ervas marinhas nos próximos três anos “para ajudar a restaurar os prados de ervas marinhas em Formentera, Espanha”.
O objectivo deste programa de conservação marinha “é apoiar os esforços na região para reconstituir os prados vitais de ervas marinhas e ajudar a criar uma cascata de benefícios ecológicos, incluindo a promoção de um aumento da biodiversidade”, sublinham a MSC Foundation e Mission Blue no comunicado.
Citada na mesma nota, a bióloga Sylvia Earle, presidente e co-chair da Mission Blue, salientou que “o oceano exige não só a nossa atenção, mas também uma acção global urgente”. E acrescentou: “devemos protegê-lo como se as nossas vidas dependessem dele, porque dependem”.
Pierfrancesco Vago, chairman da Comissão Executiva da MSC Foundation e chairman executivo da divisão de cruzeiros do Grupo MSC, destacou que a parceria com a Mission Blue aumenta a capacidade de “promover mudanças significativas” relacionadas com a “protecção de ecossistemas vitais” nas comunidades onde a MSC navega.
Daniela Picco, directora executiva da MSC Foundation, sublinhou que o objectivo da parceria é “reabastecer as pradarias de ervas marinhas” para “atenuar os efeitos da actividade humana e das alterações climáticas, restaurando o equilibrio ecológico e apoiando a vida marinha”.
Para mais notícias clique: Empresas e Negócios
Para aceder ao site da MSC Foundation clique aqui.
Para aceder ao site da Mission Blue clique aqui.