spot_img
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Macau vai reforçar promoção turística externa em 2024

O Governo de Macau anunciou que, em 2024, “vai fortalecer a sua promoção externa para melhorar a sua reputação como uma cidade de lazer e turismo”.

Este ano, a Direcção dos Serviços de Turismo de Macau dedicou-se a consolidar o mercado da Grande China e, em 2024, “o foco estratégico mudará para os mercados internacionais, particularmente o Nordeste da Ásia e o Sudeste da Ásia, antes de expandir para outros mercados de origem”, segundo um comunicado.

A nota de imprensa sublinha que o Governo de Macau vai reforçar no próximo ano os seus esforços “para incentivar o desenvolvimento económico moderado, concentrando-se na optimização da indústria integrada de turismo e lazer”.

Além de reforçar a promoção externa, o Governo “aprofundará a integração do turismo em vários sectores, como gastronomia, educação, desportos, tecnologia, cultura e criatividade, reuniões e exposições, saúde e bem-estar e outras indústrias”.

A nova política do Governo de Macau “enfatiza o avanço dos programas de revitalização dos antigos distritos para estimular as economias comunitárias”. O  executivo sublinha que “está a promover activamente os esforços de revitalização em seis áreas históricas, com foco em aproveitar os seus ricos recursos culturais”.

O objectivo destas revitalizações é “criar marcos culturais e turísticos distintos para atrair um número maior de visitantes, promovendo assim o crescimento de empresas locais dentro e próximo dos bairros”.

O Governo também planeia fortalecer a cooperação regional no turismo, em parceria com a zona de cooperação de Guangdong-Macau em Hengqin (zona de cooperação) e nas cidades da Bay Area. Juntos, pretendem desenvolver produtos adicionais “multi-destinos” para aumentar a competitividade geral do turismo.

Em 2024, a Direcção dos Serviços de Turismo de Macau e a zona de cooperação também introduzirão um “Programa de Estimulação de Viagens Conjuntas Macau-Hengqin”, com o objectivo de incentivar a partilha dos fluxos de visitantes e dos recursos para reuniões e feiras entre as duas regiões.

Para comemorar seu 25º aniversário no próximo ano, a Região Administrativa Especial de Macau lançará 250.000 ofertas especiais, incluindo passagens aéreas, transporte transfronteiriço, acomodações de hotel, descontos para refeições, entretenimento e espectáculos. “O objectivo é atrair mais visitantes internacionais, além de impulsionar o crescimento económico dos bairros locais através de «festividades + turismo»”, acrescenta o comunicado.

A directora do Turismo de Macau, Maria Helena de Senna Fernandes, esteve em Portugal no início de Dezembro para o Congresso da Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo (APAVT), onde foi anunciado que Macau é o novo “Destino Preferido” da APAVT.

O Destino Preferido é uma iniciativa anual da APAVT que tem como objectivo contribuir para dinamizar os fluxos turísticos para um determinado destino, através de formação e promoção turística. Os Açores foram o Destino Preferido da APAVT em 2023.

A APAVT anunciou a 30 de Junho que voltará a realizar o seu Congresso em Macau em 2025, ano em que a Associação celebra 75 anos da sua fundação e a 50ª edição do evento. Para ler clique aqui: Congresso da APAVT volta a Macau em 2025.

Na altura, Senna Fernandes disse ao PressTUR que “Macau já recebeu o Congresso da APAVT cinco vezes, mas, depois da pandemia, será um passo muito importante para a nossa recuperação”. Clique para ler: Reanimar laços com Portugal e APAVT permite “reconectar Macau com o mundo” – Senna Fernandes.

A directora do Turismo de Macau também indicou na mesma ocasião que estava a trabalhar para conseguir ligações aéreas mais próximas entre Portugal e Macau, uma ambição que o presidente da APAVT, Pedro Costa Ferreira, e o cônsul-geral de Portugal em Macau e Hong Kong, Alexandre Leitão, também afirmam partilhar. Clique para ler: Voo entre Portugal e Macau é “um sonho de muitos”.

Ver também:

Portugueses são os turistas europeus com estada média mais longa em Macau

Para aceder ao site da Direcção dos Serviços de Turismo de Macau clique aqui.

- Publicidade -
- Publicidade -spot_img