“Estamos a reanimar os nossos laços com Portugal e com a APAVT, o que é uma maneira de nos ajudar a reconectar com o mundo”, disse ao PressTUR a directora do Turismo de Macau (DST), Maria Helena de Senna Fernandes.
A directora da DST falava ao PressTUR na Expo Internacional de Turismo de Macau (MITE), onde foi anunciado que Congresso da APAVT de 2025 será realizado nesta cidade (clique para ler: Congresso da APAVT volta a Macau em 2025).
“Macau já recebeu o Congresso da APAVT cinco vezes, mas, depois da pandemia, será um passo muito importante para a nossa recuperação”, afirmou Maria Helena de Senna Fernandes.
“Sempre tivemos uma boa parceria com a APAVT e queremos aproveitar ao máximo”, realçou a directora do Turismo de Macau.
Macau recebeu 1.315 turistas residentes em Portugal nos primeiros cinco meses deste ano, com um aumento em 26.200% num ano, embora ainda 74,5% abaixo dos primeiros cinco meses de 2019, pré-pandemia (clique para ler: Portugal é de novo 5º maior emissor europeu para Macau).
“Os números ainda são pequenos, mas estamos a trabalhar”, comentou Maria Helena de Senna Fernandes, destacando que a China reabriu ao turismo mais tarde, cerca de um ano depois da maioria dos países europeus, e ainda enfrenta dificuldades relacionadas com a falta de mão-de-obra nos serviços.
“O turismo em Macau está a recuperar” e “a taxa média de ocupação hoteleira já está quase em 80%”, segundo a directora do Turismo de Macau.
“Em visitantes, no mês de Junho, estamos com pelo menos 70 mil por dia, o que já é muito melhor que no início do ano”, acrescentou.
Macau perspectiva “fechar o ano com cerca de 20 milhões de visitantes”, ainda abaixo dos cerca de 39 milhões de visitantes de 2019, pré-pandemia.
Os dados oficiais de Macau indicam que o território recebeu até Maio 4,9 milhões de turistas, 3,35 milhões deles residentes no interior da China, 1,39 milhões residentes em Hong Kong e 66,8 mil residentes em Taiwan.
Ver também: