spot_img
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Macau vai receber cimeira de agências e operadores europeus em 2025, como “Destino Preferido” da ECTAA

A ECTAA, organização que junta as principais associações europeias de agências de viagens e operadores turísticos, incluindo a portuguesa APAVT, anunciou hoje em Macau que a região será o seu “Destino Preferido” em 2025 e receberá uma reunião com cerca de 70 delegados.

“É a segunda vez que vamos ter um «Destino Preferido» e uma cimeira num país de fora da Europa”, depois da Malásia, destacou a vice-presidente da ECTAA, Heli Mäki-Fränti, ao discursar esta sexta-feira em Macau, na Expo Internacional de Turismo de Macau (MITE), a decorrer até Domingo em Macau.

“Através do programa «Destino Preferido», Macau vai beneficiar de acesso a 35 associações da ECTAA, que representam mais de 80 mil agências de viagens e operadores turísticos da maioria dos mercados europeus”, destacou a vice-presidente da ECTAA.

No seu discurso, Heli Mäki-Fränti agradeceu à APAVT (Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo) o apoio no contacto com o Turismo de Macau, enfatizando “o envolvimento e compromisso” da associação portuguesa em relação à ECTAA.

Para Pedro Costa Ferreira, presidente da APAVT, que também irá realizar o seu Congresso anual em Macau em 2025 (clique para ler: Congresso da APAVT volta a Macau em 2025), o encontro da ECTAA na região representa “a maior oportunidade, nos últimos anos, de juntar um importante mercado emissor, – a Europa – e o destino turístico de Macau, estendendo esta lógica, claro, a toda a China”.

“Para o mercado português e para a própria APAVT”, Macau tem sido “uma importante porta de entrada para toda a China”, frisou Pedro Costa Ferreira. Assim, “nada mais fizemos do que tentar retribuir, trabalhando na APAVT para que também nós possamos ser, no que diz respeito a Macau, uma porta de entrada para todo o mercado emissor europeu, através da ECTAA”.

Na mesma ocasião, a directora dos Serviços de Turismo de Macau, Maria Helena de Senna Fernandes, agradeceu o apoio da APAVT na colaboração com a ECTAA e com a CEAV (confederação espanhola de agências de viagens), que participaram este ano pela primeira vez na feira turística MITE.

A nomeação de Macau como “Destino Preferido” da ECTAA em 2025 e a realização do encontro de agentes e operadores europeus na região, permitirão impulsionar a procura de visitantes de Portugal, Espanha e outros países europeus, prevê Maria Helena de Senna Fernandes.

“Estamos a diversificar o nosso turismo e os nossos mercados emissores”, sublinhou a directora dos Serviços de Turismo de Macau.

Um factor decisivo para impulsionar a procura de europeus por Macau é a abertura de uma nova rota da companhia aérea Air Macau entre Istambul e Macau, que deverá entrar em operação ainda este ano, de acordo com Senna Fernandes.

Sobre a possibilidade de voltarem a exisitir voos directos entre Portugal e Macau, a directora dos Serviços de Turismo sublinha que é “um grande sonho”, mas “até ao momento não há muitos avanços”.

Dados oficiais consultados pelo PressTUR revelam que Macau recebeu 47,2 mil visitantes europeus nos primeiros três meses deste ano, mais 195,1% que no primeiro trimestre de 2023, mas ainda 30,2% abaixo de 2019, pré-pandemia.

Em números de turistas (que pernoitam pelo menos uma noite no território), Macau recebeu 22,7 mil europeus, mais 146% que no primeiro trimestre de 2023, embora ainda 24,6% abaixo de 2019 (clique para ler: Chegadas de turistas europeus a Macau sobem 146% no primeiro trimestre).

Portugal foi o 5º maior emissor europeu de turistas para Macau no primeiro trimestre, com 1.779 turistas (+211% que em 2023 e -24,3% que em 2019). Espanha foi 8º, com 797 turistas (+130% que em 2023 e -15,5% que em 2019).

Ver também:

APAVT leva comitiva internacional à MITE em Macau

O PressTUR participa na MITE a convite da APAVT

- Publicidade-spot_img
- Publicidade -spot_img