spot_img
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

LiterÁREA apresenta o turismo literário em Portugal

O LiterÁREA – Festival de Turismo Literário do Alentejo e Ribatejo vai decorrer entre 13 e 15 de Dezembro para dar a conhecer este segmento.

A Entidade Regional do Turismo do Alentejo e Ribatejo está a promover o Turismo Literário com o LiterÁREA, um “encontro entre a literatura e o turismo que irá percorrer diferentes localidades das duas regiões”, que decorre entre 13 e 15 de Dezembro.

Os roteiros literários, segundo o comunicado do festival, são um conjunto actividades que “convidam os viajantes a explorarem as paisagens descritas nas obras, a conhecerem as casas dos autores ou a descobrirem o património local”.

“Esta é a primeira edição de um evento que celebra a riqueza literária e convida a explorar histórias, património, tradições, Natureza e a gastronomia do Alentejo e Lezíria do Tejo”, indica o comunicado do festival.

O LiterÁREA vai destacar os autores destas duas regiões com a sua programação, descrita como uma “oportunidade para contactar com mais de 40 escritores e convidados e as suas obras”.

“Com esta iniciativa, pretendemos promover e valorizar o território através da Literatura, numa união entre obras e autores, habitantes e visitantes”, afirmou, citado em comunicado, o presidente da Entidade Regional do Turismo do Alentejo e Ribatejo, José Santos, acrescentando que “o turismo literário tem um enorme potencial para atrair visitantes e contribuir para o desenvolvimento das economias locais”.

“Este festival é o primeiro passo para convidar os turistas a visitarem-nos através da Literatura e no qual serão apresentandos vários roteiros literários que ficam disponíveis durante todo o ano”, concluiu.

Julita Santos, responsável pela organização do evento, afirmou que foi preparada uma “programação diversificada que criasse dinâmica de circulação e visita a espaços literários nas duas regiões”, propondo aos visitantes a “participação em iniciativas que acrescentam valor literário ao que podiam até já conhecer do território”.

“Sendo os roteiros literários um dos principais conteúdos que se pretende dar a conhecer, o festival torna-se ele próprio uma rota maior de literatura e turismo”, explica a organizadora.

Vão ser promovidas várias acções gratuitas como “conversas com autores, workshops, masterclasses, apresentações de livros, exposições, sessões de contos, cinema, oficinas de literatura e imaginação, visitas comentadas e roteiros literários”

O festival vai passar pela “Azinhaga (Golegã), Beja, Cabrela (Montemor-o-Novo), Évora, Galveias (Ponte de Sor), Montemor-o-Novo, Monforte, Moura, Santiago do Cacém, Portalegre, Santarém, Sines, Sousel e Vila Viçosa”, e vai contar com uma série de autores como Gonçalo M. Tavares, Afonso Cruz, Ondjaki, ou Carlos Vaz Marques.

A sessão de abertura vai ser às 10h de 13 de Dezembro, na Sala Multiusos do Cine-Teatro Florbela Espanca, em Vila Viçosa, e será lançada a questão – “como pode a Literatura definir a identidade diferenciadora de um território de forma a atrair quem procura experiências autênticas, conhecer a cultura local, as tradições, a gastronomia, as histórias e a História de um território?”

O LiterÁREA tem o objectivo de “mobilizar habitantes e visitantes dos municípios, juntas de freguesia, associações, hotéis, restaurantes, casas-museu, roteiros literários, autores, universidades, instituições e fundações das várias localidades do Alentejo e Ribatejo”.

O festival criou uma parceria com diferentes unidades hoteleiras para disponibilizar uma colecção de livres a clientes e visitantes dos hotéis.

Veja também: Eventos podem “transformar radicalmente um destino” – Lídia Monteiro, Turismo de Portugal

Saiba mais no site do evento.

- Publicidade -
- Publicidade -spot_img