Foi apresentada hoje a Plataforma Nacional de Turismo (PNT), uma nova associação que junta investigadores e empresas para produzir conhecimento e, assim, contribuir para o desenvolvimento do sector do turismo em Portugal.
Trata-se de uma associação de direito privado sem fins lucrativos com 125 associados fundadores, incluindo organizações, empresas, instituições do ensino superior e órgãos da administração pública.
A PNT pretende promover iniciativas de investigação, desenvolvimento e inovação, e assim contribuir para a implementação de novas orientações políticas e estratégicas para o turismo português.
Na apresentação da Associação, o seu presidente, Carlos Costa, professor catedrático da Universidade de Aveiro, afirmou que a PNT vai trabalhar sobre questões que, se não forem abordadas, podem tornar-se problemas para o país com o crescimento do turismo, como a sustentabilidade e a qualidade do emprego.
“O turismo está a crescer e a criar muito emprego, mas nós temos que ser responsáveis em termos sociais. Temos que pensar na qualidade e na quantidade do emprego, senão podemos ter problemas nesta área”, afirmou Carlos Costa.
O presidente da PNT sublinhou que “a plataforma não vem para duplicar nem para ocupar espaços que estão ocupados” e que “não tem custos de financiamento”, uma vez que apenas “junta pessoas em prol de determinados objectivos”.
Uma das vertentes de actuação da PNT é a criação de Think Tanks, estando já organizados seis: “Turismo em Ilhas”, “Educação e formação em Turismo”; “Sustentabilidade”; “Localização do novo Aeroporto”; “Cultura, Património e Criatividade”; e “Investigação e Inovação em Turismo”.
Outra vertente – e sobre esta será procurado financiamento – é a elaboração de estudos e projectos. O website da PNT apresenta já quatro projectos: “Criação de uma rede nacional de conhecimento e informação”; “Recursos humanos na área do turismo”; “Governança, Território e Digitalização” e “Os grandes desafios societais do turismo e as suas implicações para Portugal”.
“Não há desenvolvimento sem conhecimento”
A apresentação da PNT, realizada em vídeo-conferência, contou com uma intervenção do secretário de Estado do Turismo, Nuno Fazenda, que destacou o contributo que a nova Associação poderá dar para as cinco prioridades do sector: valorização do território; empresas; qualificações; transição digital e climática; e promoção turística.
“Só podemos atingir objectivos se trabalharmos em rede”, frisou Nuno Fazenda, saudando a criação de uma Associação que junta diversos actores do turismo.
O secretário de Estado do Turismo salientou ainda a importância dos objectivos a que se propõe a PNT a nível de produção de conhecimento, afirmando que “não há desenvolvimento sem conhecimento”.
Órgãos sociais eleitos em 25 de Maio de 2022
Direcção:
Carlos Costa – Universidade de Aveiro (Presidente)
Antero Filgueiras – ATURMINHO
Ana Jacinto – AHRESP
Luís Marques – AETUR
Patrícia Remelgado – pporto.pt
Mesa da Assembleia Geral:
João Albino Silva – Universidade do Algarve (Presidente)
José Manuel Simões – Universidade de Lisboa (IGOT)
Carlos Gonçalves Luís – Top Travel
Conselho Fiscal:
Pedro Lopes – Grupo Pestana (Presidente)
Maribel Marques – SEMA
Cândido Mendes – Associação de Hotéis Rurais de Portugal
Para consultar o website da PNT clique aqui.
Para ver mais notícias clique: Empresas&Negócios