A Hyatt Hotels Corporation vai comprar a Standard International, num acordo asset-light avaliado em 335 milhões de dólares, cerca de 302 milhões de euros.
A Hyatt vai criar um grupo no segmento lifestyle, sediado em Nova Iorque, com as propriedades das marcas da Standard International, que vai ficar a cargo do actual CEO da empresa, Amar Lalvani, e terá na equipa elementos dos dois grupos, além de beneficiar da capacidade operacional e de distribuição da Hyatt.
São 21 hotéis e cerca de 2.000 quartos a integrar na Hyatt de marcas como a Iconic Hotels, The Standard ou a Bunkhouse Hotels, através de um acordo 100% asset-light que é relativo a gestão, franchise e licenciamento.
O comunicado da Hyatt salientou a integração dos hotéis The Standard London, The Standard High Line em Nova Iorque, The Standard Bangkok Mahanakhon, bem como os boutique hotels Hotel Saint Cecilia em Austin, Texas, e Hotel San Cristóbal na Baja California, no México.
A Peri Hotels, que conta com o recém-inaugurado The StandardX Melbourne, na Austrália, e o The Manner, que vai ser inaugurado em Soho, Nova Iorque, a tempo da New York Fashion Week, no próximo mês, também faz parte deste acordo.
Esta aquisição inclui também mais de 30 projectos com contrato ou carta de intenções, como é o caso das propriedades com inauguração prevista para os próximos 12 meses, como o The Standard Pattaya Na Jomtien, o The StandardX Bangkok Phra Arthit, e os Bunkhouse Hotels Saint Augustin e Daphne.
A Standard também tem um negócio residencial com a Standard Residences, que conta com propriedades em desenvolvimento em Lisboa, Phuket, Miami, Hua Hin e na Cidade do México, e ainda as Bunkhouse Residences concluídas no Hotel Saint Cecilia, em Austin.
Além da hotelaria, a Standard também conta com restaurantes e estabelecimentos de diversão nocturna, como é o caso do The Boom Boom Room, o The Standard Grill, o The Standard Biergarten, o Café Standard, o Lido Bayside Grill, o Jo’s Coffee, e os rooftops Le Bain, Decimo, Sweeties, UP, Ojo e Sky Beach.
A Sansiri, que adquiriu uma posição maioritária na Standard International em 2017, vai continuar proprietária de vários activos que vão ser operados segundo as marcas que foram adquiridas pela Hyatt.
Este acordo, que está sujeito a aprovação por parte das entidades reguladoras e que deve estar concluído no final do ano, tem um custo imediato de 150 milhões de dólares, cerca de 135,2 milhões de euros, ao qual acrescem 185 milhões de dólares, cerca de 166,7 milhões de euros, à medida que mais propriedades entrem no portfólio da Hyatt.
Veja também: Marriott deve fechar 2024 com +6,5% de quartos
Saiba mais no site da Hyatt.