A companhia de aviação grega Aegean, que absorveu a antiga companhia de bandeira Olympic, vai entrar para accionista da low cost espanhola Volotea, baseada em Barcelona, com um investimento que pode chegar a 50 milhões de euros.
As notícias na imprensa internacional indicam que o investimento inicial foi de 25 milhões em aumento de capital da Volotea, que lhe dá 21% do capital, e será complementado no próximo ano com mais uma tranche de 25 milhões.
Referem também que além desse investimento da Aegean, a Volotea irá encaixar mais 50 milhões de euros dos accionistas actuais, incluindo a equipa de gestão liderada por Carlos Muñoz, que terá lugar no primeiro trimestre do próximo ano.
As notícias dizem que a Aegean e a Volotea vão continuar a operar separadamente, cada qual com o seu modelo de negócios, a Volotea como low cost e a Aegean como companhia ‘tradicional’ focada nos hubs de Atenas e Theassalonica.
Ambas irão cooperar em áreas como treino de tripulações e em aspectos comerciuais, nomeadamente com vendas cruzadas.
Um comunicado da Volotea diz que com a parceria com a Aegean estará em melhores condições para responder aos desafios que se vão colocar no futuro como a integração da italiana ITA Airways na Lufthansa.
O CEO da Aegean, destacou, por sua vez, que a parceria permitirá à companhia grega reforçar a sua presença em França.
“Acreditamos na estratégia e no potencial do modelo extensível da Volotea”, acrescentou, dizendo ainda que acredita que a parceria com a Volotea permitirá o reforço da companhia grega em “três mercados muito importantes”, designadamente França, Itália e Espanha.
Veja também: Aprovada a compra da ITA Airways pelo Lufthansa Group