A Comissão Europeia aprovou a aquisição de 41% da ITA Airways por parte do Lufthansa Group e a subsequente aquisição das restantes acções com uma contribuição de capital de 325 milhões de euros.
A Comissão Europeia aprovou a compra, que já tinha sido acordada em Maio de 2023, mediante concessões por parte do Grupo Lufthansa, que fica com 41% da ITA Airways e tem opção para aquisição das restantes acções através de uma contribuição de capital de 325 milhões de euros, segundo um acordo com o governo italiano, que pode ser accionado a partir de 2025.
No que diz respeito a concessões por parte do grupo Lufthansa para esta aquisição ser aprovada pela autoridade da concorrência da Comissão Europeia, Caster Spohr, CEO do grupo, indicou que estas incluem a cedência de slots, para voos de curto-curso, no Aeroporto de Milão-Linate a uma companhia rival.
Esta companhia rival também vai ter acesso a rotas operadas por companhias do grupo Lufthansa e pela ITA Airways, entre destinos italianos e destinos operados pelo grupo, que com a aquisição deixam de ser consideradas concorrentes.
O CEO sublinha também que vão ser programados voos adicionais de Roma para plataformas de concorrentes europeias, que também vão aumentar a concorrência nas rotas de longo curso entre a capital italiana e a América do Norte.
A ITA Airways vai ser a quinta companhia aérea assimilada pelo grupo que vai manter a sua marca. O mercado italiano já é o segundo mercado mais importante para o grupo Lufthansa, a seguir aos Estados Unidos, indica o seu comunicado.
O Aeroporto Roma-Fiumicino vai ser o sexto hub deste grupo e aquele que se encontra geograficamente mais a Sul.
Esta aquisição vai criar cerca de 1.000 opções para os viajantes, com destaque para destinos na América do Sul, no Norte de África e no Médio Oriente. Os membros do programa de fidelização da ITA, o Volare, vão ter acesso ao programa da Lufthansa, Miles & More, enquanto que os lounges vão estar mutuamente disponíveis.
Veja também: Lufthansa deve ceder mais rotas para comprar a ITA
Saiba mais no site do grupo.