spot_img
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

França prevê “ano excepcional” com grandes eventos internacionais – CEO da Atout France

Os Jogos Olímpicos são apenas um dos grandes eventos que França organiza este ano, que permitirão mostrar o país ao mundo e “reforçar a sua posição como destino turístico líder”, afirmou hoje a CEO da Atout France, Caroline Leboucher.

“Esperamos um ano excepcional”, sublinhou a executiva em conferência de imprensa na feira Rendez-vous en France, a decorrer em Toulouse.

No ano passado, os gastos de turistas estrangeiros em França superaram os 63,5 mil milhões de euros, mais 19% que em 2019, pré-pandemia, revelou Caroline Leboucher.

Para os resultados de 2023, a CEO da Atout France destaca o contributo do Mundial de Rugby e o regresso dos mercados emissores de longo curso, sobretudo da América do Norte.

Para este ano, com a expectativa de voltar a receber turistas asiáticos em volumes semelhantes ao período pré-pandemia e com uma agenda repleta de grandes eventos, Caroline Leboucher perspectiva que França deverá superar os 100 milhões de visitantes.

150 anos do Impressionismo

Uma das grandes atracções de França este ano será a celebração do 150º aniversário do Impressionismo, um movimento artístico do século de XIX, liderado por pintores como Claude Monet ou Camille Pissarro.

A Normandia e a Região de Paris vão organizar centenas de eventos relacionados com o Impressionismo. O ponto de partida para descobrir os impressionistas poderá ser a exposição imersiva “Paris, 1874 Inventing Impressionism”, no Museu d’Orsay, em Paris, que inaugurou esta terça-feira, dia 26 de Março, e estará disponível até 14 de Julho.

Também presente em Toulouse, Michael Dodds, CEO do Turismo da Normandia, a região berço do Impressionismo, destacou a realização do Festival Normandie Impressionniste, uma iniciativa que junta todos os museus da região, destacando-se os de Rouen, Caen e Le Havre. É na Normandia que os visitantes encontram as paisagens retratadas pelos pintores impressionistas.

80º aniversário do Dia D

Por outro lado, a Normandia também será palco este ano da celebração do 80º aniversário do Dia D, o dia do desembarque dos aliados na região, que marcou o início da libertação de França na II Guerra Mundial, a 6 de Junho de 1944. “Será um evento de muita emoção, vamos receber veteranos com 99 anos e até mais e é extraordinário conhecer estas pessoas”, enfatizou Michael Dodds.

A Normandia tem mais de 90 locais históricos, museus e outros pontos de interesse relacionados com o Dia D e cada um deles foi renovado ou melhorado para assinalar os 80 anos do acontecimento, podendo ser visitados ao longo de todo o ano.

Jogos Olímpicos

Com os Jogos Olímpicos a realizarem-se em várias cidades francesas, o evento é considerado pela Atout France como “uma oportunidade para mostrar o melhor de França”, de acordo com Sophie Mandrillon, directora de Marketing e Parcerias da Atout France.

Sophie Mandrillon destacou que o evento deverá atrair mais de 15 milhões de visitantes, incluindo cerca de 1,5 milhões de estrangeiros.

Já Christophe Decloux, CEO do Turismo da Região de Paris, sublinhou que os “Jogos Olímpicos não são apenas um grande evento desportivo, são uma celebração de diversidade cultural e uma oportunidade de mostrar a beleza da nosso país”.

Reabertura da Notre-Dame de Paris

Cinco anos após o incêndio, a Catedral de Notre-Dame de Paris vai reabrir no dia 8 de Dezembro, com o interior renovado. “As paredes estão incrivelmente brancas, é um restauro lindo”, garantiu Olivier Josse, da Diocese de Paris, também na conferência de imprensa em Toulouse. O exterior do monumento ainda estará em renovações até 2028.

A Notre-Dame de Paris abre para visitas a partir da tarde de 9 de Dezembro. Olivier Josse perspectiva que o monumento, que antes do incêndio recebia cerca de 11 milhões de visitantes por ano, consiga agora alcançar 15 milhões de visitas anuais.

Outro dos eventos em destaque no calendário de França deste ano é a Cimeira da Francofonia, em Villers-Cotterêts, no dia 4 de Outubro, que contará 80 chefes de estado de todo o mundo, no Castelo de Villers-Cotterêts, que reabriu em Novembro do ano passado após quatro anos de renovações.

O PressTUR viajou a convite da Atout France

Ver também:

Rendez-vous en France arranca em Toulouse com edição “muito importante” – CEO da Atout France

França recebe quase mais meio milhão de turistas portugueses em 2023

Para aceder ao site da Atout France clique aqui.

- Publicidade -
- Publicidade -spot_img