A época do Natal é sempre especial no Rio Grande do Sul, no Brasil, em grande parte devido às celebrações no município de Gramado, mas para conhecer mais sobre a história desta região é preciso visitar Bento Gonçalves.
Em Bento Gonçalves, há três atracções turísticas que permitem saber mais sobre a herança histórica da região e a sua influência europeia: o comboio a vapor Maria Fumaça, que leva os passageiros numa viagem tanto literal como temática entre esta cidade e Carlos Barbosa, passando por Garibaldi; a Epopeia Italiana, um espectáculo imersivo que ilustra a verdadeira epopeia que os imigrantes italianos tiveram que passar para chegar ao Brasil; e o Ciao Bus, que leva os passageiros a conhecer a região, particularmente a zona de vinhos.
O Maria Fumaça leva os passageiros numa viagem entre Bento Gonçalves e Carlos Barbosa, com passagem por Garibaldi, durante cerca de uma hora e meia. Durante a viagem, os passageiros são surpreendidos com apresentações teatrais ilustrativas de época e com uma degustação de vinhos, sumo ou espumante na estação de comboio de Garibaldi.
A Epopeia Italiana, por sua vez, é um espectáculo imersivo que conta a história do casal Lázaro e Rosa, na sua viagem desde Pedersano, em Itália, até ao Brasil, passando pelas etapas da situação em Itália, a dura viagem de barco, e a chegada com desilusão ao Novo Mundo.
Já o Ciao Bus, ao estilo dos autocarros hop on hop off, leva os passageiros a conhecer Bento Gonçalves, o Vale dos Vinhedos e Monte Belo do Sul, e pode ser uma boa solução para ter uma visão geral da região, antes de ir conhecer os pontos específicos.
E falando de pontos específicos, em Bento Gonçalves é possível visitar o Pipas Terroir, um projecto de família que começou com a ideia de um wine bar e actualmente conta com alojamentos em pipas de vinho com dois andares, e a Cantina Cabernet, no Dall’Onder Grand Hotel, que oferece cozinha italiana num cenário completamente apropriado.
Há também a Cave do Sol e a Lídio Carraro, adegas que dispõem de uma oferta de enoturismo considerável na região.
Continua:
Férias de Natal no Rio Grande do Sul: Gastronomia e Vinhos (1/2)
Férias de Natal no Rio Grande do Sul: Gastronomia e Vinhos (2/2)
Voltar ao início:
Também há Inverno no Brasil: o Natal em Gramado, no Rio Grande do Sul
Férias de Natal no Rio Grande do Sul: Canela
Férias de Natal no Rio Grande do Sul: Nova Petrópolis e Carlos Barbosa
O PressTUR viajou para o Brasil a convite da TAP e do Festuris