spot_img
- Publicidade -spot_img

Faleceu o Comendador Mário Pereira Gonçalves

Boas Festas e votos de um Feliz Ano Novo

A Competição do Salto em Altura

- Publicidade -spot_img

Faleceu o Comendador Mário Pereira Gonçalves

O Comendador Mário Pereira Gonçalves, que foi presidente da AHRESP durante cerca de 40 anos, faleceu esta quinta-feira, aos 83 anos.

Em comunicado, a AHRESP recorda que Mário Pereira Gonçalves recebeu em 2000 o grau de Comendador pelas mãos do então Presidente da República, Jorge Sampaio. Em Dezembro deste ano, recebeu a Ordem Infante D. Henrique do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que reconhece a prestação de serviços relevantes a Portugal, no país ou no estrangeiro, ou serviços na expansão da cultura portuguesa, da sua história e dos seus valores.

Mário Pereira Gonçalves nasceu em 1939 na aldeia de Porto Castanheiro, concelho de Arganil, tendo começado por trabalhar nos serviços florestais na sua terra natal, até aos 13 anos ter viajado para Lisboa para trabalhar num lugar de frutas, iniciando dois anos depois a actividade na restauração, no setor de pastelaria.

Com 23 anos, Mário Pereira Gonçalves comprou o seu primeiro estabelecimento, o Brasil Bar, na Avenida de Roma, em Lisboa. Durante décadas foi sócio-gerente da pastelaria Versailles, casa de referência da cidade e um dos mais exuberantes projectos do sector.

A AHRESP recorda Mário Pereira Gonçalves como “figura de excelência na restauração, gastronomia e turismo”, que venceu em 2020 o Prémio Carreira, atribuído pelo Prémio Nacional de Turismo. Em Outubro deste ano recebeu do presidente da Câmara de Lisboa, Carlos Moedas, a Medalha de Mérito Comercial.

O Comendador Mário Pereira Gonçalves foi também fundador do CFPSA – Centro de Formação para o Sector Alimentar, representando no respectivo conselho de administração, as associações empresariais protocoladas.

- Advertisement -spot_img
- Publicidade -spot_img

Últimas Notícias