A companhia de aviação portuguesa euroAtlantic Airways foi uma das transportadoras aéreas contratadas para levar para a Turquia ajuda internacional, incluindo o apoio português.
A companhia começou por transportar socorristas que vão procurar sobreviventes do tenebroso sismo da passada segunda-feira num voo no seu Boeing B777-200, de Paris para Gaziantep, na península da Anatólia, Turquia.
A companhia informou seguidamente ter sido escolhida para “transportar o contingente operacional português” que vai “integrar as operações no terreno que fazem face às consequências do forte sismo que afectou a região”.
A euroAtlantic adiantou na mesma altura que esse voos seria em Boeing 777-200ER, com matrícula CS-TSX, que recentemente integrou a frota da companhia e tem como destino a cidade turca de Adana.
“A força operacional de 53 profissionais coordenados pela Proteção Civil parte de Lisboa na quarta-feira para a Turquia para apoiar as operações de busca e salvamento após o sismo que já provocou mais de 11.000 mortos”, dizia a mesma informação, que citava uma nota da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) em que se informava que “a Força Operacional Conjunta, com valências nas áreas de busca, salvamento, proteção e socorro em estruturas colapsadas parte esta quarta-feira do Terminal Militar de Figo Maduro, anexo ao Aeroporto de Lisboa”.
A mesma informação especificava que a força “é composta por operacionais da ANEPC, da Guarda Nacional Republicana, do Regimento Sapadores Bombeiros e do Instituto Nacional de Emergência Médica e a ajuda humanitária decorre do pedido de assistência internacional formulado pelas autoridades turcas via Mecanismo de Proteção Civil da União Europeia”.
A euroAtlantic Airways realizou no dia anterior, um outro voo de auxílio para levar recursos para a região afetada operado pelo Boeing 777-200ER.
A aeronave descolou de Paris – França, com destino à cidade de Gaziantep na Turquia, península da Anatólia, de onde regressou esta tarde pelas 17:45, hora de Lisboa.