A vila de Alcochete junta todos os ingredientes para uma escapada relaxante, da gastronomia à observação de aves, com alojamento de categoria superior. A viagem começa aqui, com fogaças, salinas e birdwatching.
Começamos com um passeio pelas ruas de Alcochete, pela marginal junto ao rio, sempre atentos ao tempo, porque é Fevereiro e as nuvens anunciam chuva. Vamos na direcção do complexo de Salinas do Samouco.
No caminho, a estátua do Rei D. Manuel I relembra-nos que o monarca nasceu em Alcochete a 31 de Maio de 1469, sendo uma das figuras aqui celebradas, não só nesta estátua, como também no padrão dedicado ao rei. Outra figura celebrada na vila é o Padre Cruz, aqui nascido a 29 de Julho de 1859, e conhecido por Santo Padre Cruz.
O Monumento ao Salineiro, apesar de não ser uma estátua de uma individualidade, celebra os trabalhadores e a actividade que outrora foi das mais dinamizadoras da região, e que ainda hoje é um dos pontos de interesse principais.
Antes de chegar às Salinas do Samouco, um passeio pela vila leva-nos à Igreja de São João Baptista, onde tivemos oportunidade de entrar, e ainda ao pontão, ao Passeio do Tejo e ao Paço de São João, na zona junto ao rio Tejo.
A chuva obrigou-nos a procurar refúgio na discreta Padaria Popular, onde tivemos oportunidade de presenciar o processo de produção das fogaças, uma especialidade da região que consiste num bolo seco, mas denso, com leves apontamentos de canela e limão.
O almoço foi no reconhecido restaurante Alfoz, com uma santola preparada a rigor, sável frito, e uma caldeirada de línguas de bacalhau com ovos escalfados, entre outras iguarias características do estabelecimento.
Voltámos a ver fogaças no Posto de Turismo, que se encontra nas instalações da antiga Igreja da Misericórdia, no Largo homónimo, e experimentar o original Licor de Fogaça. Neste edifício encontra-se também o Núcleo de Arte Sacra do Museu Municipal de Alcochete, na igreja, mais um elemento para enriquecer este escapada.
Daqui partimos para as Salinas do Samouco. Para continuar clique aqui.
O PressTUR viajou a convite da StayUpon Hospitality