Uma escapada em Toledo, a uma hora de Madrid, é uma oportunidade para descobrir tradições antigas e influências de diferentes culturas, de olhos postos em pormenores tão discretos como “a mais pequena janela do mundo” ou tão grandiosos como as torres e fachadas dos edifícios religiosos.
O PressTUR viajou a convite do Grupo Hotusa para conhecer dois hotéis, o Eurostars Madrid Tower, na capital espanhola, e o Áurea Toledo, em Toledo. A viagem começou de madrugada, com um voo para Madrid, seguido de um transfer de carrinha para Toledo, cidade declarada Património Mundial pela UNESCO.
Depois da viagem de cerca de 80 quilómetros desde Madrid e com o check-in feito no hotel Áurea Toledo, saímos para conhecer a produtora de “mazapán” (maçapão) Santo Tomé, que faz esta iguaria tradicional desde 1856. Contagiados pelo entusiasmo do director de qualidade, Baker Abderrahman Cañabate, ficámos a saber mais sobre o espaço e sobre a iguaria em si, antes de provar os doces feitos com o mazapán de Toledo.
Toledo é conhecida como a “Cidade das Três Culturas” devido às suas influências muçulmana, judia e cristã presentes na sua arquitectura e história, pautada por apontamentos deliciosos como a “mais pequena janela do mundo” e o “Pozo de El Salvador”, um poço-cisterna ao estilo de catacumbas que é possível visitar com um guia autorizado.
Num passeio em Toledo destacam-se ainda as torres, sinos e fachadas dos altos edifícios religiosos que surgem por entre os prédios das ruas acolhedoramente estreitas, quase reminiscentes de uma medina.
Olhando para o chão, podemos também lembrar-nos do nosso Tejo, e nosso, entenda-se, do povo ibérico, porque ao vislumbrar as tampas do sistema pluvial da cidade podemos ler o seu nome: “Tagus”.
A caminhada levou-nos até uma casa com pátio interior, uma característica típica da cidade. Não era uma casa qualquer. Visitámos a residência da fotógrafa Renate Takkenberg, autora do livro “Pasos Por Toledo”, onde ilustra alguns pontos de interesse da cidade.
A visita à casa de Renate Takkenberg permitiu compreender como são algumas destas casas, famosas pelos seus pátios interiores e diferentes andares, e conhecer Mario Argumánez, um jovem artista ali alojado, que é autor de várias peças expostas no hotel Áurea Toledo e que nos explicou um pouco do seu processo criativo.
Já de noite partimos em busca de miradouros numa das encostas que protege a cidade, para apreciar a luz das suas casas e dos edifícios históricos plantados no escuro. Prova de que a paisagem que vale a pena é ver os locais a reunirem-se aqui em ambiente de convívio.
O hotel Áurea Toledo encontra-se discretamente no centro histórico da cidade, junto da Catedral, da Sinagoga do Trânsito, e do palácio fortificado Alcazár de Toledo, e apresenta-se como um “óasis de tranquilidade onde se combina na perfeição a tradição, a arte e a cultura”.
O hotel é constituído por sete casas com pátio, tão características de Toledo, e é possível encontrar uma série de apontamentos desde arcos geminados do século X a frescos islâmicos do século XI, que é possível apreciar num dos quartos. Há também abóbadas do século XII, murais do século XIV, portadas em pedra do século XV e outros apontamentos de grande relevância histórica.
As instalações deste oásis histórico incluem 66 quartos, ginásio e Spa, sauna e piscina de vitalidade, uma panóplia de terapias de bem-estar, e um restaurante com áreas interior e exterior, esta última adornada com uma parede de azulejos.
Continua: Nas alturas em Madrid: gastronomia e vinhos com vista
O PressTUR viajou a convite do Grupo Hotusa
Para aceder ao site do Áurea Toledo clique aqui.