A cidade de Berlim vai celebrar o 35º aniversário da Queda do Muro a 9 de Novembro, com novidades e actividades para locais e visitantes.
Christian Tänzler, da VisitBerlin, apresentado por Ulrike Bonnet, directora do Turismo da Alemanha para Portugal e Espanha, começou a sua apresentação no restaurante Estórias na Casa da Comida, afirmando que se as pessoas dissessem no dia 8 de Novembro de 1989 que o muro ia cair, ninguém acreditaria.
No entanto, no dia 9 de Outubro de 1989 o muro caiu mesmo e as celebrações desta queda marcam a cidade todos os anos, dos quais se destacam as performances artísticas de 2009, com os blocos de cimento em dominó, representando a queda do muro, ou a largada de balões de 2014 e a malha gigante de 2019. Este ano, as celebrações são marcadas por ilustrações elaboradas por pessoas de diferentes partes do mundo.
Para saber um pouco mais da história da Alemanha Oriental, Christian destacou o Museu Stasi, bem como o Tränenpalast, que significa Palácio das Lágrimas, e que deve o seu nome à sua localização, um antigo posto fronteiriço que separava as duas Alemanhas, e que foi palco de tantas despedidas de amigos, familiares e amores que seguiam caminhos diferentes.
É impossível falar de museus e história sem mencionar a famosa Ilha de Museus de Berlim, que tem sido alvo de projectos de renovação, e onde é possível assistir gratuitamente a programas culturais internacionais no Fórum Humboldt.
O C/O Berlin vai celebrar 25 anos em 2025, ano no qual vai reabrir o renovado Museu Berggruen com a exposição “Picasso e o seu Tempo”.
Uma curiosidade partilhada pelo representante da VisitBerlin indica que a cidade actualmente tem praticamente tudo a dobrar, devido à sua história de divisão, então além da Ilha dos Museus, temos também a Auguststrasse, a menos conhecida ‘rua dos museus’.
E é aqui que se encontra o Samurai Museum, que começou com o interesse de um coleccionador e que resultou na mais completa colecção de artigos samurai fora do Japão e, no seu seguimento, o Fotografiska Berlin que combina arte visual com gastronomia de topo, no seu restaurante Veronika.
No que concerne a comida, a cidade de Berlim, além de ter sido o local onde foi criado um dos pratos rápidos mais famosos, o kebab, é um destino gastronómico de qualidade com 21 restaurantes galardoados com estrelas Michelin, totalizando 28 estrelas, e, apesar da diversidade das suas opções gastronómicas, apresenta-se como a capital da comida Vegan.
As opções na cidade alemã vão desde um restaurante/hotel/bar numa antiga prisão feminina, o Lovis, ao mais recente restaurante Michelin, o Hallmann & Klee, passando pelo Rutz, galardoado com 3 estrelas Michelin e 1 estrela Verde, ou ainda o Nobelhart & Schmutzig, que leva a expressão “apenas produtos locais” a um delicioso extremo.
No que diz respeito a eventos, o Friedrichstadt-Palast Berlin está com um novo espectáculo desde Setembro de 2023, “Wolf”, enquanto que o Chamäleon Theater Berlin conta com apresentações ao estilo Cirque du Soleil num contexto diferente. Destaque também para a Dark Matter, uma exposição ou apresentação multimédia descrita como Light Art.
O festival de cinema Berlinale, outro dos grandes eventos da cidade, vai celebrar os seus 75 anos em 2025, entre 13 e 23 de Fevereiro.
Até lá, há mais de 60 mercados de Natal para visitar em Berlim.
Veja também: “Boas ligações aéreas” ajudam Alemanha a receber recorde de portugueses
Saiba mais no site VisitBerlin.