A Alemanha somou um novo recorde de dormidas de turistas portugueses no ano passado, com um total 544.135, mais 5% que antes da pandemia, em 2019.
O Turismo da Alemanha realizou uma apresentação em Lisboa, no Grow.Inc Rooftop, com Ulrike Bohnet, directora para o mercado Ibérico, e com o responsável pela imprensa, Frank Bausback, para dar a conhecer os dados do ano de 2023, os destaques para 2024, e as previsões.
No que concerne ao mercado português, Ulrike Bohnet afirmou que este teve uma “performance extraordinária”, sendo que a Alemanha somou 544.135 dormidas de turistas portugueses, mais 5% que em 2019 e mais 14,3% do que em 2022. Estes dados são referentes a unidades hoteleiras com um mínimo de 10 camas.
Esta “performance extraordinária” deve-se, segundo a responsável do Turismo da Alemanha para a Península Ibérica, às “boas ligações aéreas” disponíveis entre os dois países.
Segundo a responsável, a maioria dos visitantes portugueses chega à Alemanha via Lisboa, com o Porto a ser o segundo ponto de origem. As zonas mais visitadas por portugueses incluem o Sul do país, Munique e os Alpes da Baviera, a zona da Floresta Negra, Berlim e Hamburgo.
Os visitantes portugueses registaram uma média de 6,8 noites de estada por visita.
A Alemanha foi o segundo principal destino para os viajantes europeus em 2023, com 53,8 milhões de viagens, +17,4% do que em 2022, atrás de Espanha, que registou 70,9 milhões de viagens, +12%, e à frente de França, que teve 41,9 milhões de viagens, +15%.
No que diz respeito à aposta na sustentabilidade, o desempenho da Alemanha em 2023 valeu uma subida de de dois lugares no ranking de cumprimento dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável, ficando apenas atrás da Finlândia, da Suécia e da Dinamarca.
A previsão do Turismo da Alemanha é que a recuperação das dormidas internacionais no país seja quase completa em 2024.
Continua: Alemanha convida a “Stay Longer” à boleia do Euro 2024
Para aceder ao site do Turismo da Alemanha clique aqui.
Veja também: Mercados