A Feira Internacional de Artesanato de Lisboa (FIA), de 29 de Junho a 7 de Julho, na FIL, anunciou que a Tunísia é o país convidado desta edição. Os visitantes poderão assistir a demonstrações ao vivo de técnicas como a cerâmica de Sejnane, reconhecida como Património Imaterial da Humanidade pela UNESCO.
O evento será “uma oportunidade ímpar para celebrar e explorar o saber-fazer milenar da Tunísia, que remonta à época dos cartagineses, cujo artesanato refinado desempenhou um papel central nas dinâmicas culturais e comerciais do Mediterrâneo”, destaca a organização em comunicado.
“Será também uma ocasião para destacar as estreitas relações e trocas culturais e económicas entre a Tunísia e os países do Mediterrâneo, e promovê-la como um destino turístico de excelência, com suas paisagens naturais deslumbrantes, história milenar e a energia criativa de seus artistas e artesãos”, acrescenta a nota de imprensa.
A Tunísia é apresentada pela Fundação AIP, organizadora do evento, como “uma terra de abertura e partilha, enriquecida pelas influências de diversas civilizações que por lá passaram”.
“Desde os berberes, cartagineses, romanos, bizantinos, árabes, turcos, malteses e europeus, cada cultura deixou uma marca indelével, criando um mosaico cultural único”, descreve a organização.
“As ânforas da ilha de Djerba, os tapetes de Kairouan e a riqueza deslumbrante dos diferentes trajes regionais, apreciados através de técnicas de bordado milenares, são exemplos vivos da diversidade e do metissage que caracterizam a Tunísia. Esta riqueza cultural torna a Tunísia um destino único e atraente para os turistas”, destacou Leila Tekaia, directora do Turismo da Tunísia em Portugal, citada no comunicado.
O artesanato tunisino, que representa 4% do PIB do país, “é um reflexo da nossa história e identidade, e a sua presença aqui simboliza a continuidade dos laços culturais e económicos entre os nossos países”, afirmou, por sua vez, Naoufel Hdia, embaixador da Tunísia em Portugal.
Citado na mesma nota, Faouzi Ben Halima, director-geral do Escritório Nacional do Artesanato Tunisino, frisou que “este evento é uma vitrine para a qualidade e a criatividade dos nossos artesãos, que continuam a transmitir mensagens de identidade e inovação através de suas obras”.
Para ver mais clique: Destinos
Para aceder ao site da FIA Lisboa clique aqui.