spot_img
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Chegadas de turistas portugueses à Tunísia sobem 33% até Junho

A Tunísia recebeu mais de 15 mil turistas portugueses nos primeiros seis meses deste ano, o que corresponde a um aumento de 33% em relação ao primeiro semestre de 2023, revelou ao PressTUR o ministro do Turismo e Artesanato.

Mohamed Moez Belhassine, em Portugal para a Feira Internacional de Artesanato (FIA), a decorrer em Lisboa até Domingo, (clique para ler: Artesanato da Tunísia vai estar em destaque na FIA Lisboa 2024), sublinhou que as chegadas de portugueses à Tunísia no primeiro semestre deste ano ultrapassam os números de 2019, pré-pandemia, em 52%.

No ano passado, a Tunísia recebeu 9,4 milhões de turistas estrangeiros, atingindo os níveis de 2019, pré-pandemia, incluindo cerca de 40 mil portugueses, mais 45% que em 2022.

Este ano, de Janeiro a Junho, o país recebeu cerca de quatro milhões de turistas estrangeiros, superando o último ano pré-pandemia, o que leva o ministro do Turismo a perspectivar que a Tunísia vai atingir a marca dos 10 milhões de visitantes em 2024.

“O turismo é um sector vital para a economia da Tunísia, representa cerca de 10% do PIB e 12% da população activa”, sendo “a segunda maior fonte de divisas do país”, salientou Mohamed Moez Belhassine.

Sobre a participação da Tunísia como país convidado na FIA, o ministro destacou que “é uma oportunidade para mostrar a experiência tunisina, promover o nosso país e o nosso património cultural, natural e o nosso saber-fazer, o nosso território e a nossa história tão rica”.

“O turismo e o artesanato estão muito ligados”. A presença destacada da Tunísia na FIA Lisboa 2024 “é um convite a viajar para todos os visitantes da feira”, acrescentou Mohamed Moez Belhassine.

Na FIA Lisboa 2024, a Tunísia está a promover demonstrações ao vivo de diversas técnicas de artesanato, incluindo a cerâmica de Sejnane, reconhecida como Património Imaterial da Humanidade pela UNESCO.

“As ânforas da ilha de Djerba, os tapetes de Kairouan e a riqueza deslumbrante dos diferentes trajes regionais, apreciados através de técnicas de bordado milenares, são exemplos vivos da diversidade e do metissage que caracterizam a Tunísia”, destacou Leila Tekaia, directora do Turismo da Tunísia em Portugal, citada num comunicado sobre a participação tunisina na FIA Lisboa 2024.

A Tunísia é um dos destinos com mais voos charter contratados pelos operadores turísticos portugueses para o Verão, com voos directos de Lisboa e do Porto para Djerba, Monastir e Tunes.

- Publicidade-spot_img
- Publicidade -spot_img