O Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, o destino mais a Sul para onde a TAP voa de Lisboa, vai continuar fechado até Setembro, de acordo com uma informação da Fraport, sua concessionária, citada pela imprensa brasileira.
“Faz dez dias que a capital gaúcha não recebe voos comerciais. O Aeroporto Salgado Filho, bem próximo ao rio Guaiba, continua com um acúmulo de água superior a 1,70 metro na região” escreve hoje o “Panrotas”, portal especializado em notícias de turismo.
A notícia acrescenta que se trata da “quarta extensão de prazo anunciada pela Fraport” e que a anterior “indicava que o aeroporto não retomaria suas atividades antes do fim de Maio”.
O “Panrotas” escreve ainda que a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), entidade reguladores da aviação civil no Brasil “também ordenou que as companhias aéreas suspendam a venda de passagens para o Salgado Filho”, e que “até segunda-feira (13), ainda era possível adquirir bilhetes para Julho, Agosto ou Setembro”.
Ainda segundo o “Panrotas”, apesar da situação criada pelos temporais no Sul do Brasil, ”a infra-estrutura de Turismo em Gramado, na Serra Gaúcha, [um dos principais atractivos turísticos do Rio Grande do Sul] segue ativa mesmo após o desmoronamento da rua Henrique Bertoluci no último domingo (12)”.
A notícia diz que a CEO da Brocker Turismo, Adriane Brocker Boeira Guimarães, uma das principais empresas de transporte, passeios e atractivos turísticos da Serra Gaúcha, debateu com o trade local e autoridades a criação de ações de retomada.
“Já estamos comunicando e pedindo a compreensão para que os turistas não cancelem suas viagens e sim remarquem para datas futuras, mas também estamos trabalhando em roteiros diferenciados, pacotes e ações para o segundo semestre”, afirmou.
“Embora algumas vias estejam comprometidas, há rotas de acesso para Serra Gaúcha e outros aeroportos em funcionamento até a normalização do Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre”, escreve ainda o “Panrotas”.
A notícia diz ainda que “o fluxo turístico de Gramado e Canela está acontecendo, apesar das imensas e tristes dificuldades sofridas pelo Estado, mas com muito pouco turista”, segundo Any Brocker.
A executiva explica que “foram atingidos locais do interior e regiões mais periféricas de Gramado e Canela, mas a região central e a grande maioria dos atractivos turísticos das cidades estão em funcionamento”, acrescentando que “a comunidade toda está mobilizada em auxiliar os impactados e, inclusive, prestar socorro a cidades vizinhas que foram mais atingidas, como Três Coroas e Igrejinha”.
Veja também: Portugal foi o destino internacional mais representado no Festuris
Saiba mais sobre o aeroporto no seu website.





