spot_img
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Governo garante condições para desenvolvimento do hub da TAP

As decisões anunciadas ontem pelo primeiro-ministro não definem apenas Alcochete como a localização do futuro aeroporto de Lisboa, também asseguram as condições para funcionar como hub, ao definir que será único.

O Conselho de Ministros reunido ontem à tarde decidiu “aprovar o desenvolvimento do Novo Aeroporto de Lisboa (NAL) no campo de Tiro de Alcochete, com vista à substituição integral do aeroporto Humberto Delgado (AHD) e atribuir-lhe a denominação de Aeroporto Luís de Camões”, anunciou Luís Montenegro, que assim acabou com as ‘veleidades’ de manter dois aeroportos.

Essa era uma tese defendida sobretudo por ‘fãs da Vinci’, com o argumento de que a Portela, dada a sua localização, é uma mais valia para atrair companhias low cost, que consideram serem os motores do turismo por transportarem muitos passageiros.

Tais considerações não levam em conta a contradição com os desígnios de protecção do ambiente, ‘trocando’ os aviões pelos comboios nas curtas distâncias, nem as queixas contra o ‘excesso de turismo’ e, sobretudo, não levam em conta a salvaguarda de uma posição estratégica de Portugal nas ligações entre a Europa e a América do Sul.

Ora, era essencial manter condições para a TAP prosseguir com o modelo hub, que exige conexões simples e cómodas entre voos de longo curso e de curto curso e, por conseguinte, a “substituição integral” da Portela pelo novo Luís de Camões, conforme a denominação da nova infra-estrutura anunciada também ontem pelo primeiro-ministro.

Essa explicitação de que haverá uma “substituição integral” da Portela é, pois, uma garantia forte de que a TAP poderá manter o seu modelo de negócio, que tem no Brasil a maior fonte de receita via ligações com vários países europeus.

Mas não é de estranhar que em Portugal esta questão continue a ser ignorada pelos ‘especialistas de televisão’, os mesmos há uns anos achavam que a TAP, com o desenvolvimento da sua rede para a América do Sul, estava era a favorecer o turismo no Brasil.

Actualmente, o Brasil é o mercado onde a TAP soma mais receitas e é um dos principais emissores para o turismo em Portugal.

Veja também: Governo já escolheu Alcochete para localizar novo aeroporto de Lisboa – imprensa

Saiba mais sobre a TAP no seu website.

- Publicidade-spot_img
- Publicidade -spot_img