O primeiro hotel da Vila Galé em Minas Gerais, previsto abrir no final de 2024, será “um resort de campo com muita oferta gastronómica e de animação, sobretudo para famílias com crianças”, afirmou o presidente do grupo, Jorge Rebelo de Almeida.
“Estamos muito contentes de ter nosso primeiro hotel neste Estado tão rico em cultura e história”, afirmou Jorge Rebelo de Almeida, citado num comunicado onde é anunciado o projecto, que o PressTUR já tinha noticiado na sexta-feira, dia 19 (clique para ler: Vila Galé formaliza hotel em Minas Gerais em 2024).
O Vila Galé Collection Ouro Preto resultará da recuperação do antigo Colégio Dom Bosco, em Cachoeira do Campo, um edifício histórico classificado pelo Instituto Estadual do Património Histórico e Artístico de Minas Gerais.
“Vamos fazer o que mais me dá prazer: a conversão de património histórico”, sublinhou o fundador da Vila Galé.
Com um investimento de 80 milhões de reais, cerca de 15 milhões de euros ao câmbio de hoje, o Vila Galé Collection Ouro Preto terá 182 quartos numa primeira fase e mais 46 na segunda.
O hotel, previsto abrir no dia 30 de Dezembro de 2024, terá dois restaurantes, dois bares, sete salas de convenções, auditório, capela, biblioteca, sala de jogos, Satsanga Spa & Wellness com piscina interior aquecida, clube infantil NEP com parque aquático.
A unidade hoteleira ficará integrada numa área de 195 hectares onde serão introduzidas zonas experimentais de vinhas e olivais e trilhas ecológicas com cascatas.
Para a sua estreia em Minas Gerais, a Vila Galé tinha duas opções em análise, mas já tinha revelado ao PressTUR no mês passado que as negociações para o hotel em Ouro Preto estavam mais avançadas (clique para ler: Vila Galé analisa dois hotéis em Minas Gerais. Ouro Preto em fase “mais adiantada”).
Trata-se do segundo projecto de recuperação de património que o grupo Vila Galé concretiza no Brasil, depois do Vila Galé Rio de Janeiro.
A Vila Galé tem dez hotéis no Brasil, destino onde é a maior rede de resorts de praia. Além do hotel em Ouro Preto, o grupo está a desenvolver o Vila Galé Collection Sunset Cumbuco, junto ao Vila Galé Cumbuco, no Ceará, que deverá estar concluído em 2024.
Investimento estratégico
O investimento em Ouro Preto é estratégico para a Vila Galé, porque Minas Gerais é o segundo Estado no Brasil, depois de São Paulo, de onde chegam mais hóspedes aos seus resorts no Nordeste. E o mercado brasileiro é, de longe, o maior emissor, com 93% das dormidas em 2022 (clique para ler: Vila Galé supera receitas pré-pandemia no Brasil quase só com turismo interno).
Para Minas Gerais, segundo disse ao PressTUR o secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas de Oliveira, em Setembro de 2022, a construção de um hotel Vila Galé “seria um dos saltos que precisamos”, porque “não traz só infraestrutura, ela traz acreditação para o destino” (clique para ler: Vila Galé em Minas Gerais “seria um dos saltos que precisamos”).