A secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, garantiu que todos os apoios que dependem do Turismo de Portugal já estão disponíveis para as empresas, respondendo ao presidente da Confederação do Turismo de Portugal (CTP), que acusou o Governo de prometer ajudas sem concretizar.
Na inauguração da VI Cimeira do Turismo Português, o presidente da CTP, Francisco Calheiros, afirmou que o Governo tem passado a ideia de que esqueceu o turismo. “As medidas que estavam anunciadas, seja a recapitalização, as agendas de turismo, o Apoiar prometido na campanha eleitoral, tudo parece ter-se desvanecido”, frisou.
Antes, Francisco Calheiros tinha afirmado que “uma boa parte das medidas anunciadas pelo Governo para apoiar as empresas portuguesas – e não só as do Turismo – ou ainda não se concretizaram e não chegaram efetivamente à economia ou são insuficientes, como os apoios extraordinários anunciados este mês para combater a inflação”.
“Concordo e discordo”, começou por responder Rita Marques, secretária de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, na sua intervenção.
Embora reconhecendo que possam faltar apoios, “tudo aquilo que dependia do Turismo de Portugal está desse lado”, garantiu a governante, dirigindo-se aos empresários.
Rita Marques destacou então o Plano Reactivar Turismo, que no seu primeiro eixo “pretende capitalizar as empresas, pretende ajudar a tesouraria das empresas e já está desse lado. São 2 mil milhões de euros que já estão desse lado disponíveis para os nossos empresários”.
A VI Cimeira do Turismo Português, promovida pela Confederação do Turismo de Portugal (CTP), está a decorrer hoje em Lisboa, na Fundação Champalimaud.
Ver também:
Governo aprovará quinta-feira a metodologia para decidir sobre o novo aeroporto de Lisboa
CTP pede a António Costa que use a maioria absoluta para “decidir já” sobre o aeroporto de Lisboa





