spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Próximo Guia Michelin já terá uma edição só com restaurantes em Portugal

Os restaurantes portugueses, que até agora têm sido incluídos numa edição ibérica do Guia Michelin, vão passar a ter uma edição exclusiva a partir de 2024, uma conquista que comprova “o valor gastronómico do país”, segundo o presidente do Turismo de Portugal.

Na edição ibérica do Guia Michelin para 2023, anunciada ontem, Portugal conta com 20% do total de restaurantes, depois de ter arrecadado mais cinco estrelas, mais uma ‘estrela verde’ e mais sete Bib Gourmand (clique para ler: Portugal conquista mais cinco estrelas Michelin e sete Bib Gourmand).

O anúncio de uma edição exclusiva a partir de 2024 concretiza “a tão ambicionada e merecida autonomia da gastronomia e alta cozinha portuguesa”, sublinha o Turismo de Portugal em comunicado.

Com um guia autónomo, o Turismo de Portugal espera “reflexos nos números de estrelas atribuídas e selecção Bib Gourmand”.

Citado no comunicado, o presidente do instituto, Luís Araújo, sublinha que “esta ‘conquista’ vem comprovar algo que há muito defendemos e que é o valor gastronómico do país”.

“Pelas suas qualidades intrínsecas e distintivas, inovação e modernidade, e pelo valor que aporta à experiência turística, a gastronomia nacional é um dos activos que tem vindo, e continuará a ser, aposta reiterada do Turismo de Portugal”, acrescentou Luís Araújo.

A existência de um guia exclusivo “vem colocar toda a cadeia de valor da gastronomia portuguesa em patamares cada vez mais elevados de reconhecimento internacional, nomeadamente no segmento luxo, com o consequente contributo para o posicionamento de Portugal enquanto destino turístico de excelência”, acrescenta a nota de imprensa.

“Será mais um contributo para a projecção de Portugal enquanto destino turístico diferenciador e propiciador de experiências únicas ao longo de todo o ano e em todo o território, assegurando simultaneamente o objectivo de crescimento em valor do turismo nacional”, conclui o comunicado.

- Publicidade -
- Publicidade -spot_img