A relação qualidade/preço foi apontada por 66% dos portugueses que viajaram para França no ano passado como um factor que os levaria a escolher um destino em vez de outro, segundo um estudo encomendado pela Atout France.
Outros factores apontados para escolher um destino para viajar em vez de outro incluem a existência de ofertas na internet (38%), visitar familiares ou amigos (31%) e oferta de low costs no destino (27%). Seguiram-se novas atracções turísticas permanentes como museus ou parques temáticos (25%), recomendações (17%) e um evento especial temporário (15%).
Os dados resultam de um estudo feito pela NielsenIQ, que fez mais de 1.500 entrevistas online a residentes em Portugal para chegar a uma amostra de 300 pessoas que afirmaram ter visitado e passado pelo menos uma noite em França em 2022.
Os dados foram apresentados ontem na Embaixada de França em Lisboa por Maria João Leandro, da Nielsen.
A investigação concluiu que o desconto no preço é o tipo de promoção preferido dos portugueses que viajaram para França em 2022, indicado por 67% dos entrevistados. Seguiram-se a pensão completa ao preço da meia pensão (38%), pequeno-almoço grátis (32%), desconto por número de noites (19%), oferta de transferes (19%) e desconto para crianças (18%).
Uma vez que França está empenhada em tornar-se um destino turístico mais sustentável (clique para ler: França aposta em ser “o melhor país para turismo sustentável” – directora ibérica da Atout France), os portugueses que viajaram para este país no ano passado foram questionados sobre a sustentabilidade.
A grande maioria (87%) respondeu que França é um destino sustentável e três em cada quatro (77%) afirmaram que se sentiriam motivados a escolher França como destino se o país desenvolvesse acções sustentáveis concretas.
Espanha é o destino mais visitado pelos portugueses
A Nielsen começou por fazer 1.500 entrevistas online e concluiu que quase seis em cada 10 residentes em Portugal (59%) afirmaram ter viajado para o estrangeiro em 2022, tendo dormido pelo menos uma noite no destino.
Os portugueses que viajaram para o estrangeiro no ano passado fizeram-no, em média, 2,2 vezes. Os dados mostram que 43% dos entrevistados viajaram uma vez, 32% viajaram duas vezes, 12%, três vezes, e 14%, quatro vezes ou mais.
Espanha foi o país mais visitado, com 33% das respostas, seguido de França (28%), Itália (15%), Reino Unido (13%), Alemanha (8%) e Outros Países da Europa (7%).
Após as primeiras 1.500 entrevistas online, a Nielsen inquiriu mais residentes em Portugal para chegar a uma amostra de pessoas que afirmaram ter visitado e passado pelo menos uma noite em França em 2022.
Ver também:
Mais de um terço dos portugueses que viajam para França reservam um “pacote completo”
Maioria dos portugueses que viaja em trabalho/negócios para França também faz turismo
Portugueses gastam em média 560 euros por pessoa numa viagem a França