A entidade de promoção do turismo em França Atout France divulgou um estudo sobre as viagens dos portugueses para França no ano passado em que se conclui que 35% reservaram um “pacote completo”, a maioria deles através da internet (63%).
A investigação foi realizada pela NielsenIQ, que fez mais de 1.500 entrevistas online a residentes em Portugal para chegar a uma amostra de 300 pessoas que afirmaram ter visitado e passado pelo menos uma noite em França em 2022.
Os dados foram apresentados ontem na Embaixada de França em Lisboa por Maria João Leandro, da Nielsen. Uma das conclusões é que 35% dos portugueses que viajaram para França em 2022 fizeram-no reservando um “pacote completo”, enquanto 65% fez as suas reservas de alojamento e transporte separadamente.
Websites mais utilizados
A maioria dos viajantes que reservaram um “pacote completo” fê-lo através da internet (63%) e o website mais indicado como o local de reserva do pacote para França foi o da agência de viagens online Booking.com, com 51% das respostas.
O segundo website mais indicado como local de reserva do pacote foi o Trivago (23%), que é um motor de busca de preços de alojamento turístico cujos resultados procedem de outros websites. O processo de reserva é realizado através dos sites de reserva ligados ao Trivago.
Os outros websites mais utilizados pelos portugueses que reservaram um pacote para visitar França em 2022 foram das agências de viagens online eDreams (12%), Logitravel (8%), Rumbo (3%) e Viajar.com, do motor de busca Kayak (1%) e Outros (1%).
Perfil de quem reservou “pacote completo”
O estudo indica que, entre os viajantes que reservaram pacotes completos para França no ano passado, 41% viajaram para o país por motivos de trabalho ou negócios, 38% viajaram para lazer e 21% para visitar familiares ou amigos.
Entre os que reservaram pacotes completos, os dados mostram que 37% fez uma viagem de longa duração (média de 7,9 dias) e 32% fez uma viagem de curta duração (média de 3 dias).
Sobre a faixa etária dos que reservaram pacotes completos, a investigação concluiu que 39% têm menos de 35 anos, 32% têm entre 35 e 44 anos e 31% têm 45 anos ou mais.
Reserva separada de transporte e alojamento
Tal como quem reservou pacotes completos, a internet também foi o canal utilizado pela maior parte dos entrevistados que reservou transporte e alojamento separadamente.
Os dados mostram que, entre os que não reservaram um pacote completo, 65% reservou transporte pela internet e 53% reservou alojamento pela internet.
Sobre a antecedência das reservas, incluindo reservas em separado e reservas de pacotes, a Nielsen apurou que 25% dos portugueses que viajaram para França no ano passado fizeram a sua reserva com dois meses de antecedência, enquanto 23% fê-lo com um mês de antecedência.
Informações sobre a viagem
Para obter informações sobre a viagem a França, a internet também foi o meio mais utilizado, apontado por 95% dos inquiridos, seguindo-se as recomendações de familiares, amigos e conhecidos (37%) e os catálogos de agências de viagens e operadores turísticos (22%).
Para organizarem a sua viagem a França, os websites mais visitados foram os dos hotéis (47%), os portais/fóruns de avaliação como TripAdvisor e outros (45%), os portais de agências de viagens (45%) e as redes sociais (45%).
As informações consideradas mais relevantes ao consultar a internet foram as informações gerais sobre o destino (50%), informações sobre locais de interesse (48%), informações práticas sobre horários e transportes (44%), possibilidade de reservar alojamento online (44%), ideias para actividades (44%), ofertas (41%) e fotos (41%).
Um estudo semelhante tem vindo a ser realizado para o mercado espanhol nos últimos 15 anos. Para Portugal é a primeira vez que a Atout France realiza uma investigação deste género, afirmou na apresentação a sua directora para a Península Ibérica, Dominique Maulin.
“Precisávamos de números claros sobre os viajantes portugueses, quem são, como estão a viajar, quando reservam, é muito importante”, afirmou a directora da agência responsável pela promoção do desenvolvimento do turismo em França.
Dominique Maulin indicou que a Atout France pretende realizar o estudo para o mercado português a cada dois anos.
Ver também:
Maioria dos portugueses que viaja em trabalho/negócios para França também faz turismo
Portugueses gastam em média 560 euros por pessoa numa viagem a França
Portugueses que viajam para França elegem qualidade/preço como decisivo na escolha do destino