A directora da Atout France para Portugal e Espanha, Dominique Maulin, afirmou hoje que “Portugal é dos mercados mais promissores” para França, destacando a ligação entre os dois países e o tipo de turismo que os portugueses fazem.
A estratégia do turismo francês está a mudar para o caminho da sustentabilidade e o turistas portugueses enquadram-se nessa tajectória, explicou Dominique Maulin hoje em conversa com os jornalistas na Embaixada de França em Lisboa.
A maioria dos portugueses que viaja para França são casais na faixa etária dos 40 anos que viajam sem os filhos, ficam em média cinco dias e “vão pelo vinho, pela gastronomia, pela cultura, vão pela experiência”.
“Os portugueses querem conhecer verdadeiramente a cultura e o mesmo acontece com os franceses que vêm a Portugal. Somos países muito ligados”, sublinhou a directora da Atout France para Portugal e Espanha.
Para Dominique Maulin, Portugal e França não são destinos “concorrentes, são complementares”. Prova disso é que “os voos entre os nossos dois países têm procura nos dois sentidos”.
França espera 1,2 milhões de portugueses em 2023
As estatísticas sobre as chegadas de turistas internacionais a França em 2022 ainda não estão fechadas, mas Dominique Maulin indica que as estimativas apontam para próximo dos 75 milhões de visitantes nos 12 meses.
Estes números ainda ficam cerca de 15 milhões abaixo de 2019, pré-pandemia, mas as receitas turísticas já alcançaram os níveis anteriores à pandemia, com 57 mil milhões de euros, um objectivo que só estava previsto alcançar em 2023.
Sobre o mercado português, a directora ibérica da Atout France sublinhou que França terá recebido cerca de um milhão de portugueses em 2022, menos cerca de 200 mil que em 2019, pré-pandemia, que terão gasto 150 milhões de euros.
Para este ano, Dominique Maulin espera chegar aos números anteriores à pandemia e ter 1,2 milhões de portugueses a visitar França.
Um dos atractivos que deverá contribuir para o crescimento do mercado português em França é o Mundial de Râguebi, que vai realizar-se em Toulouse de 8 de Setembro a 28 de Outubro, e para o qual a selecção de Portugal está qualificada.
A Atout France esteve hoje em Lisboa para apresentar a sua estratégia para este ano aos agentes de viagens e jornalistas, juntamente com entidades e empresas como a TAP, Transavia, Air France, Futuroscope, Club Med, Cité du Vin (Bordéus), Nice e Rennes.
Ver também: “O futuro são os consultores de viagens”, diz directora ibérica da Atout France